Notícia Hoje

Barragem de José Boiteux poderá verter pela primeira vez na história, diz Defesa Civil de SC

Pela primeira vez desde que entrou em operação, a Barragem Norte de José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí, poderá ultrapassar os 100% de ocupação. A informação foi repassada pelo chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, que está cumprindo agenda em Blumenau.

Conforme as autoridades, a barragem atingiu a cota de 96,5% da sua capacidade no final da manhã e deve verter ao longo desta sexta-feira (13), segundo nota divulgada pela Defesa Civil. Equipes técnicas apontaram que, com este nível, falta menos de um metro para a barragem verter.

Publicidade

Defesa Civil diz que operação é segura e controlada

Segundo a Defesa Civil, o fato de a barragem verter é uma operação controlada e monitorada pelas equipes técnicas. O mesmo foi dito pelo secretário Coronel Armando, que está em Blumenau e participou de uma coletiva de imprensa.

A barragem é projetada de forma estrutural para ir esvaziando o excesso de água de seus reservatórios pelo canal do vertedouro. O fim das três séries de chuva forte deve fazer a barragem parar de verter em um curto espaço de tempo, estima ainda a Defesa Civil.

Uma vistoria técnica realizada por engenheiros da Secretaria de Estado da Infraestrutura foi realizada no local na semana passada e confirmou a segurança da barragem de José Boiteux.

Com a trégua nas chuvas, os níveis dos rios em José Boiteux, Ibirama, Apiúna, Ascurra, Indaial e Blumenau devem voltar ao normal, mesmo com a barragem vertendo, segundo as autoridades.

LEIA TAMBÉM: Casal morre ao colidir carro contra motorhome na BR-282

Sair da versão mobile