O doutor em Teologia Moral pela PUC-SP e provincial dos Camilianos no Brasil, padre Leocir Pessini, foi o palestrante da última noite do Seminário Ética na Sociedade, realizada nesta quarta-feira (03) no Teatro da UNIARP. Ele abordou o tema: “Bioética em tempos de globalização”. Para o teólogo e coordenador do primeiro curso de especialização em Bioética do país, Léo Pessini, as questões das novas tecnologias extrapolam o campo da saúde e envolvem toda a sociedade. “Eu definiria a bioética como um grito, um brado forte pela dignidade humana e por mais qualidade e vida, desde o nível individual, pessoal ou até ao nível social, coletivos em todos os âmbitos da vida”, comentou. O momento cultural da noite contou com apresentação de Juliana Rodrigues e Ana Paula Araújo no vocal e Bruno no piano.
O I Seminário de Ética iniciou dia 02 de agosto com palestra do engenheiro Claude Pasteur Andrade Farias. Ele falou sobre o tema: “Paradigma ético no trabalho e na sociedade atual”. A solenidade de abertura contou com a presença do professor Adelcio Machado dos Santos, reitor da UNIARP, Moacir José Salamoni, diretor financeiro da UNIARP, no ato representando a Presidência da Fundação UNIARP, bispo Dom Severino Clasen, Valmor de Paula, presidente da Câmara de Vereadores, diretor regional da Inspetoria do CREA de Caçador, engenheiro agrônomo Álvaro Antônio Ribas Dourado, secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Caçador, Imar Rocha. O momento cultural da abertura contou com apresentação do padre Éderson Iarocheski e do acordeonista Felipe Granemann de Lima.
O evento teve com o patrocínio do Conselho de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e parceria da UNIARP, Diocese de Caçador, Comissão de Ética, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) Regional de Caçador, UNIMED, Associação Médica de Caçador, Hospital Maicé, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Caçador, Associação dos Psicólogos de Caçador, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Pastoral da Família, Conselho Tutelar, Ministério Público, Prefeitura de Caçador e Câmara de Vereadores Caçador.
O Seminário teve como objetivo aumentar a consciência ética, tanto do cidadão, quanto do profissional, sob o ponto de vista individual e organizacional. Pretende elevar a sensibilidade da pessoa e do profissional para princípios e valores, que devem servir de parâmetros para a solução de dilemas éticos que envolvem a dinâmica em todos os níveis e organizações.