A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caçador realizou na terça-feira, 15, uma oficina sobre a Política Nacional de Humanização – HumanizaSUS. Este foi o primeiro encontro realizado no município para debater o tema e uma equipe de profissionais terá a responsabilidade de elencar as necessidades de Caçador, visando melhorar o atendimento aos usuários e as possíveis melhoras nas condições de trabalho dos profissionais de saúde.
No encontro duas palestrantes estiveram discorrendo sobre o assunto. Representando a Secretaria de Estado da Saúde, a coordenadora Lendronete Silvestre, e representando o Ministério da Saúde a apoiadora da PNH, Maria Claudia Matias.
A humanização na saúde implica uma mudança na gestão dos sistemas de saúde e seus serviços. Essa mudança altera o modo como usuários e trabalhadores da área da saúde interagem entre eles. A humanização na área da saúde tem como um dos seus principais objetivos fornecer um melhor atendimento aos beneficiários e melhores condições para os trabalhadores.
Humanizar a saúde, também significa que as mentalidades dos indivíduos vão sofrer mudanças positivas, criando novos profissionais, mais capacitados, que melhoram o sistema de saúde. Contando com a participação direta dos trabalhadores de saúde, da gestão e dos usuários.