esde a quinta-feira (31) até a noite deste domingo (3), ao menos 19 cidades de Santa Catarina foram alvo de ataques criminosos. Bases da PM, delegacias, órgãos estaduais e municipais e casas de policiais foram atingidos. Carros também foram incendiados, e universitários tiveram de descer de um ônibus que estava sendo incendiado, em Itajaí.
Na noite deste domingo (3), por volta das 19h, tiros foram disparados contra o Fórum de Navegantes, informou a Polícia Militar. Segundo relatos, dois homens passaram pelo local em uma moto preta e o carona fez os disparos. Eles teria fugido em direção o Centro. Conforme a PM, um dos disparos atravessou a janela de vidro e acertou o interior do prédio.
Na segunda (28) e na quarta-feira (30), dois policiais militares foram assassinados, um em Joinville, no Norte do estado, e outro em Camboriú. Suspeitos dos dois crimes foram detidos.
O governo de Santa Catarina evita falar sobre possíveis motivações dos ataques e como estão as investigações. Em nota, afirmou que as “forças de segurança estão em prontidão e atuando permanentemente no combate àqueles que buscam aviltar a tranquilidade da família catarinense por meio da violência desmedida contra aparelhos e agentes públicos na figura odiosa de ataques indiscriminados que beiram o terrorismo”.
Foram registradas ocorrências nas cidades de:
- Florianópolis, Biguaçu, Palhoça e São José, na Grande Florianópolis;
- Araranguá, Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Criciúma, Cocal do Sul, Içara e Tubarão, no Sul;
- Itajaí, Camboriú, Balneário Camboriú e Navegantes, no Litoral Norte;
- Joinville, Corupá e Jaraguá do Sul, no Norte