Ícone do site Notícia Hoje

Áreas rurais de 15 municípios catarinenses registraram estragos após temporais

A passagem de dois tornados e os temporais, ocorridos nos dias 14 e 15 de agosto em Santa Catarina, deixaram estragos em áreas rurais de pelo menos 15 municípios do Estado.

Conforme o relatório preliminar da Epagri, as regiões do Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte foram as mais afetadas. As perdas foram nas cadeias produtivas de leite, suínos, aves, reflorestamento, alho, frutas, fumo, erva-mate, banana, palmito, arroz e plantas ornamentais.

Publicidade

Desde a noite do dia 14 de agosto, os extensionistas da Epagri estão prestando apoio às famílias rurais atingidas e fazendo o levantamento dos prejuízos. Residências, galpões, implementos, equipamentos e abrigos foram as estruturas destruídas pela combinação de vento, granizo e chuva forte.

Confira quais municípios do Meio-Oeste registraram estragos:

Água Doce
Ibicaré
Treze Tílias
Catanduvas
Vargem Bonita
Luzerna
Brunópolis
Tangará
Frei Rogério

Já na Região do Planalto Norte as cidades atingidas foram Irineópolis e Monte Castelo. Os prejuízos na agricultura do Litoral Norte abrangeram os municípios de Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Garuva.

Orientações

Além dos levantamentos realizados em parceria com as defesas civis de cada município, a Epagri está orientando os agricultores que têm cultivos financiados com custeio via Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Famíliar) a acessarem o seguro agrícola Proagro.

O órgão recomenda também o uso das políticas públicas existentes para a reabilitação da infraestrutura, aproveitando o Plano Safra 2020/21.

Paralelamente, a Epagri está se reunindo com a SAR (Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural) e o MAPA (Ministério da Agricultura), para discutir mais medidas de apoio para as famílias atingidas.

Os técnicos da Epagri ainda estão orientando os produtores que possuem seguro da infraestrutura danificada, para que procurem as instituições para comunicar o sinistro.

Para este fim e para os outros para os quais sejam necessários, já estão sendo confeccionados laudos meteorológicos e de determinação de perdas.

Com informações ND Online

Sair da versão mobile