Depois de um mês de abril quente e seco, a previsão do tempo aponta para frio intenso, com geada no Sul do Brasil e frio até a Amazônia. Um amplo cavado frontal (área alongada de baixa pressão atmosférica) cruzará a Cordilheira dos Andes a partir de domingo, 24, sendo forçado pela ondulação da Corrente de Jato Polar Norte (CJPN), que traz ar frio diretamente do Polo Sul para a América do Sul.
“A circulação anticiclônica anômala na troposfera média que se refletia em superfície como uma massa de ar quente e seco que vem predominando nos últimos dias sobre o Centro-Sul do país se desconfigurará no próximo final de semana e permitirá o avanço de uma onda de frio no início da próximo semana”, diz o CPTEC.
A previsão mostra a entrada do ar frio pela Argentina, Uruguai, Paraguai, oeste do MS, sul da Bolívia, Uruguai, RS e oeste de Santa Catarina na manhã de terça-feira, 26. No dia seguinte, o frio avança também para as demais áreas do MS, de SC, PR, oeste de SP,sul e oeste de MT e sul de RO e do AC, caracterizando o fenômeno de friagem.
Em algumas regiões, a temperatura deve cair para valores até 10°C abaixo do normal para o mês fugindo totalmente a regra até então observada com a bolha de calor exercida pelo bloqueio atmosférico.