Santa Catarina tem cinco das 17 regiões em risco alto para coronavírus, em amarelo, e outras 12 em nível moderado, em azul, cor que representa a situação menos grave da pandemia no estado. A atualização da Matriz de Risco para Covid-19 foi divulgada na tarde deste sábado (6), pelo governo estadual (veja o mapa abaixo).
Em relação a semana anterior, houve melhora nos indicadores das regiões do Alto Uruguai Catarinense, Médio Vale do Itajaí, Oeste e Planalto Norte. As quatro áreas estavam classificadas com risco alto, anteriormente.
Outras oito regiões se mantiveram em nível moderado: Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Sul, Grande Florianópolis, Laguna, Meio Oeste e Vale do Itapocu.
Também houve piora em uma das regiões e a Serra Catarinense, anteriormente em azul no mapa, juntou-se ao grupo de regiões em risco alto para Covid. Com a nova atualização, estão em amarelo no mapa Serra, Extremo Oeste, Foz do Rio Itajaí, Nordeste e Xanxerê.
O mapa é organizado em quatro dimensões de prioridade atuais: gravidade, transmissibilidade, monitoramento e capacidade de atenção.