Decisão ocorreu após reclamações sobre “efeitos indesejáveis” causados pelo creme dental
Os consumidores relataram sintomas como lesões bucais, sensação de queimação, ardência, inflamação gengival e edema labial. A Anvisa considerou que esses sintomas impactaram negativamente a qualidade de vida dos usuários, causando, em alguns casos, custos médicos, afastamento do trabalho, dificuldades para se alimentar e se comunicar, e sofrimento emocional.
A interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária, que visa proteger a saúde da população enquanto a Anvisa realiza testes e análises para investigar o caso. A medida se aplica apenas ao creme dental Colgate Total Clean Mint, que contém fluoreto de estanho em sua nova formulação. As outras versões do produto não foram afetadas pela interdição e podem continuar sendo comercializadas.
A Anvisa orienta os consumidores a não utilizarem o creme dental Colgate Total Clean Mint até a conclusão das investigações. Para identificar se o produto em sua residência está sujeito à interdição, os consumidores devem verificar o número do processo na Anvisa (25351.159395/2024-82) na embalagem ou a presença da substância “fluoreto estanoso” na composição do produto.
Consumidores que sofreram eventos indesejados relacionados ao uso do produto podem comunicar a Anvisa por meio do link fornecido na resolução. Pontos de venda devem separar o produto e não expô-lo ao consumo ou uso, até que a segurança do produto seja comprovada.