Tornar o ambiente escolar mais bonito e agradável. Esse é o objetivo de uma atividade extraclasse realizada na escola estadual Dr. João Santo Damo, em Caçador, onde os alunos estão transformando paredes em obras de arte. A ideia partiu do professor Alexandre Farber Sucharski, e ganhou apoio da direção, pais e funcionários da unidade. O resultado é um colorido de encher os olhos.
Segundo o professor, a iniciativa foi bem aceita desde o início. “Já realizei uma atividade semelhante em Porto Vitória, no Paraná, e foi um sucesso. Quando cheguei a Caçador e vi as paredes da escola desgastadas não tive dúvida em propor a pintura. A direção apoiou e ajudou a comprar a tinta. Quando comunicamos os alunos foi uma empolgação total”, resume Alexandre.
Na opinião do professor, além de mudar o visual da escola, a arte pode ajudar na formação do aluno. “Além de estimular a criatividade e o trabalho em grupo, permite que alunos tenham uma visão diferente através da arte”, acrescenta o educador, que primeiro deu aulas teóricas e depois partiu para a prática, envolvendo 15 turmas do 4º ano ao Ensino Médio.
O diretor da escola, Nestor Sérgio Geremia, definiu o resultado como fantástico. “Nós já tínhamos a ideia de pintar as paredes que estavam apagadas e com a chegada do professor Alexandre demos todo apoio. O ambiente da escola ficou mais valorizado e acreditamos que isso faz a diferença para os estudantes e a comunidade que frequenta a escola”, conclui.
Além das figuras abstratas nas paredes do corredor, a ideia é ampliar a pintura em outras partes do prédio, renovando completamente o visual da escola Santo Damo.