Notícia Hoje

Alunos do SENAI Caçador realizam visitas técnicas em Joinville

Dia 19 de agosto, 14 alunos do SENAI de Caçador conheceram os procedimentos de fundição do ferro na empresa Tupy, em Joinville-SC. A turma estava acompanhada do professor Everton Lucas Gomes, coordenador de Cursos Técnicos – Mecânica e Eletromecânica do Núcleo de Curso Técnico do SENAI.

Os estudantes dos cursos técnicos de Mecânica, Eletromecânica e Automação acompanharam o processo de fabricação de blocos de motores e cabeçotes, carcaça de diferencial. “A visita proporcionou um rico conhecimento prático em disciplinas que tiveram na primeira fase como Tecnologia Mecânica e Fundamentos da usinagem. Também conseguiram  observar a importância da área de automação, pois grande parte dos processos era feitos através de robôs”, avaliou professor Everton.

Publicidade

Laboratório de Micro Usinagem (1)

“É importante despertar nos alunos o interesse no desenvolvimento de componentes para a indústria em geral. Com certeza, eles tiveram um grande conhecimento para os futuros técnicos e, quem sabe, futuros engenheiros que estaremos formando”, completa.

Grande parte da produção da TUPY é constituída de componentes desenvolvidos sob encomenda para o setor automotivo, que engloba caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e de construção, carros de passeio, motores industriais e marítimos, entre outros. São blocos e cabeçotes de motor e peças para sistemas de freio, transmissão, direção, eixo e suspensão.

 

Instituto SENAI

Ainda em Joinville os alunos visitaram também o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura. O instituto faz parte dos 24 existentes no país e possui equipamentos vindos da Alemanha e Estados Unidos, de alta tecnologia e únicos no Brasil. “Fomos recepcionados pelo professor Alceri Antonio Schlotefeldt, que explicou inicialmente como surgiu o Senai, cujo objetivo era formar trabalhadores para a indústria. Passamos a ajudar as empresas a serem mais competitivas”, ressaltou.

O Instituto presta serviços para empresas como o desenvolvimento de novos processos, materiais, protótipos, ferramentas, máquinas, visando eficiência e qualidade na produção. “Tivemos um caso em que o processo foi reduzido de 27 horas para três horas por peça”, afirmou o professor Alceri. Nos laboratórios do instituto, é possível, por exemplo, criar uma peça e descobrir se ela é viável antes que a empresa invista na compra de máquinas para fabricá-la.

Alceri explicou que a manufatura, especialidade do instituto, envolve a engenharia de materiais, o desenvolvimento de produtos metalmecânicos e a tecnologia de manufatura e processos produtivos. O projeto conta com apoio de entidades como o Fraunhofer (Alemanha), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), entre outras.

O Professor levou o grupo para conhecer cada setor e os equipamentos utilizados. “A importância da inovação ficou evidente nessa visita.  O instituto é altamente desenvolvido. Os alunos entenderam que quando falamos do futuro da indústria nacional, não tem como esquecer que grande parte da indústria ainda conta com equipamentos ultrapassados e precisa mudar para ter competitividade”, salienta o professor Everton.

O Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura, em Joinville (SC), oferece soluções em modelagem, simulação e manufatura para sistemas que exigem alta precisão produtiva. Os segmentos estratégicos são as indústrias aeroespacial, automotiva, médica e odontomédica, de metalmecânica, energia e óleo e gás. A unidade conta com uma equipe de 27 pesquisadores e especialistas.

Visita na Feira Internacional do Plástico – Interplast – Joinville

Os alunos do SENAI de Caçador também visitaram a Feira Internacional do Plástico em Joinville. Com o lema: “Da ideia à produção em série”, a feira tinha todos os setores da cadeia de desenvolvimento de produtos representados. A cadeia engloba: design, materiais, simulação, visualização, engenharia, realidade virtual, CAD & CAM, prototipagem rápida, construção de protótipos e modelos, modelação e ferramentaria, equipamentos, máquinas ferramenta, garantia de qualidade e automação, além de processos e acabamentos.

Sair da versão mobile