O aeroporto de Caçador recebeu, simultaneamente, na manhã desta quarta-feira, 19, dois aviões para captação de órgãos e outro, de emergência da Polícia Militar, que trouxe um bebê.
Além destes, foram mais 15 pousos e decolagens até por volta das 16h desta quarta. “Nosso aeroporto é um dos melhores de Santa Catarina e, ao contrário do que algumas pessoas que não entendem do assunto falam por aí, trata-se de algo muito importante para nossa cidade e região. Para se ter uma ideia, recebemos pelo menos 1 voo semanal relacionado à área da Saúde”, completou o diretor do aeroporto, Alan Liegel.
Ronaldo Honorato – Cirurgião transplantador do Hospital Sírio Libanês de São Paulo, falou da importância do gesto, da conscientização e os benefícios deste tipo de ato pode dar em prol da vida.
O médico revelou ainda que ele é captador de coração, e o coração captado em Caçador será implantado em um jovem paulistano que está em situação de risco a espera de um coração e que agora poderá ter uma nova chance de vida.
“A generosidade desta família mesmo em um momento de dor, foi fundamental para esse procedimento. Também foi fundamental toda a estrutura que tivemos no Hospital Maicé, que possibilitou a captação. Precisamos de mais doadores para que muito mais pessoas possam ter uma nova chance”, disse.
Cada captação de órgãos pode ajudar até sete pessoas.