Terá início no dia 31 de maio a coleta de informações para o Censo Escolar 2017. E com o intuito que o processo ocorra com sucesso, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Caçador realizou uma capacitação com os responsáveis das escolas. O primeiro encontro, na quarta-feira, 24, reuniu representantes da rede municipal e particular, e na sexta-feira, 26, da rede estadual de ensino.
De acordo com a responsável pelo Censo Escolar na Gerência Regional de Educação, Marli Ament Lanhi, o procedimento é realizado todos os anos, mas o sistema vem sendo atualizado e por isso a capacitação é importante. “Cada escola tem a responsabilidade de informar os dados corretos, pois o Censo traz um perfil de cada unidade”, explica.
A coleta de dados é executada em duas etapas: a primeira de 31 de maio a 31 de julho com as informações cadastrais da escola, turma, aluno e docente. E na segunda etapa, de 1 de fevereiro a 16 de março do ano seguinte, a coleta online de informações referentes ao rendimento e movimento do aluno.
No Censo Escolar de 2016 os dados apontaram um total de 22 mil alunos nas redes municipal, estadual e particular em toda área de abrangência da 10ª ADR de Caçador. Porém, outras informações também são fundamentais para se ter um diagnóstico da educação básica em cada escola.
Censo escolar
Essas informações são utilizadas para traçar um panorama da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com as outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Hoje, o banco de dados do Sistema Educacenso possui informações de alunos e docentes vinculados às escolas de todo o País, tanto na rede pública quanto da privada.