Ícone do site Notícia Hoje

Acadêmicos da UNIARP visitam propriedades que atuam com sistemas orgânicos

Acadêmicos da UNIARP visitam propriedades que atuam com sistemas orgânicos

Acadêmicos do curso de Agronomia da UNIARP realizaram visitas técnicas a propriedades rurais no Alto Vale do Itajaí no mês de novembro.  Os acadêmicos realizaram visitas a seis propriedades rurais que desenvolvem atividades

Agropecuárias e agroindustriais no sistema orgânico, em três municípios da região, sendo três em Imbuia, uma em Aurora e duas em Rio do Sul.

Publicidade

O grupo, composto por 28 estudantes de diversas fases iniciais do curso, estava sob a coordenação da professora e bióloga Andréa Tozzo Marafon, da disciplina de Ecologia e Gestão Ambiental.

As visitas oportunizaram aos um primeiro contato com o sistema produtivo da agroecologia, além da visão geral da agropecuária na região.

A recepção e acompanhamento do grupo durante todo o roteiro ficou sob a

responsabilidade da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), que esteve representada pelo assessor de Agricultura, engenheiro agrônomo Edson Luis Fronza, articulador da visita, com a colaboração da ecóloga Dulciani Schlikmann de Imbuia, do secretário de Agricultura e do Extensionista da EPAGRI de Aurora, Leandro Warmling e Almir Kruger, e de Vili Valiati e João Fronza de Rio do Sul.

 

ROTEIRO

O roteiro iniciou com a recepção dos estudantes na sede da AMAVI em Rio do Sul,

partindo imediatamente para Imbuia, onde foram recebidos e guiados pela ecóloga

Dulciani Terezinha Allein Schlickmann, servidora municipal que atua junto a um grupo

de produtores orgânicos, denominado Semeando Sementes do Futuro. No município foram visitadas três propriedades.

Após o almoço, oferecido na última propriedade visitada em Imbuia, o grupo seguiu para Aurora, onde os componentes foram recepcionados e conduzidos pelo secretário Municipal de Agricultura e Técnico Agrícola Leandro Warmilg, com o apoio do extensionista local da EPAGRI, engenheiro Agrônomo Almir Kruger.

Concluída a visita em Aurora, o grupo seguiu para Rio do Sul, onde foram visitadas as duas últimas propriedades do roteiro, incluindo uma agroindústria que processa frutas e hortaliças diversas da própria produção, bem como presta serviço para parceiros- a primeira vinícola a obter registro junto ao Ministério da Agricultura para vinho orgânico em Santa Catarina.

Fotos e informações: http://www.amavi.org.br/

Sair da versão mobile