No processo pedagógico da disciplina de Psicomotricidade, ofertada na 3ª fase do curso de Psicologia da UNIARP, são desenvolvidos estudos teóricos que dão sustentação à prática clínica desenvolvida pelos psicólogos. Posteriormente, são efetivas vivências práticas que possibilitam o contato dos acadêmicos com o cotidiano da ciência psicológica.
Uma das atividades práticas realizadas na disciplina foi planejada a partir dos estudos realizados com a utilização da argila como meio de expressão. Os acadêmicos desenvolveram trabalhos com argila em sala de aula, produziram registros fotográficos e confeccionaram quadros.
Após esse processo ser concluído, os quadros foram socializados coletivamente em sala de aula. Por fim, os acadêmicos participaram como assistentes de uma sessão psicoterapêutica com a presença de um paciente infantil no Laboratório de Espelhos.
A disciplina de Psicomotricidade é ministrada pelo professor mestre Clayton Luiz Zanella, que enfatiza a importância das atividades práticas no processo de ensino e aprendizagem. “Todos os conteúdos ministrados nas disciplinas precisam dialogar com o fazer profissional da área específica e também com áreas interdisciplinares, por isso as vivências facilitam a aprendizagem e a interação com a práxis profissional futura”.