Acadêmicos da 7ª fase do curso de Educação Física da UNIARP realizaram uma atividade prática dia 30 de abril no Lar Bom Samaritano de Videira. O local atende atualmente 24 idosos em situação de vulnerabilidade social.
Os acadêmicos, acompanhados e orientados pela professora Ana Mara Soletti Rotta, proporcionaram momentos de muita alegria para os idosos. Durante a tarde, os idosos se divertiram ao som de gaita, violão, cantorias, brincadeiras, maquiagem para as mulheres, entrega de brindes e apresentação de dança. Participaram da atividade os acadêmicos Adênio Almeida dos Santos, Audrin Borba, Felipe de Oliveira Bueno, Gabriela Tessari, Leonardo Coelho, Gisele Garcia, Vanessa Veneri e Cleiton Luiz Garcia.
A professora Ana Mara Soletti Rotta explica que a atividade foi realizada na disciplina de Estágio de Lazer, que habilita os profissionais para a Licenciatura. Segundo ela, a ideia é que alguns grupos sejam atendidos e a acadêmica Gisele, que é de Videira, lembrou dos idosos do Lar Bom Samaritano. “Pensando nisso, os acadêmicos desenvolveram um projeto, estudaram a terceira idade e a condição especial dessas pessoas. Aqui alguns idosos são cadeirantes. Neste projeto, algumas atividades foram pensadas e aprovadas e neste domingo, os acadêmicos realizaram a parte prática”, explica.
Ana Mara informa ainda que o grupo que realiza um evento conta com apoio dos colegas do curso. “O objetivo é proporcionar o lazer e diferentes possibilidades de vivenciar o lazer em alguns grupos, neste caso em especial, o grupo da terceira idade. Defende-se a ideia que as pessoas, independentemente de sua condição física, podem se divertir e se desenvolver ao mesmo tempo”, destaca.
O curso de Educação Física da UNIARP realiza estágios em Caçador e, todos os anos, oportuniza aos acadêmicos a participação nessas atividades práticas. O acadêmico Cleiton Luiz Garcia comentou que pretende continuar desenvolvendo este tipo de atividade após o término do curso. “Isso agrega bastante, esta vivência que adquirimos realizando esse trabalho. Ganhamos responsabilidade e todo o trabalho que envolve prática é muito melhor que ficar apenas na teoria. Realizar tarefas como essa e ver o sorriso das pessoas, não tem preço que pague a satisfação que senti”, comenta.
A acadêmica Gisele Garcia informa que foram meses de preparação para a atividade. “Decidimos levar a alegria através da música, do teatro, de brincadeiras e de dinâmicas, onde todos participaram e se divertiram. Nunca havia desenvolvido atividades com pessoas da terceira idade. Para minha vida acadêmica é uma experiência inesquecível. Vemos como o corpo humano reage com o passar dos anos e, que se tivermos na nossa vida um conhecimento de como manter uma vida saudável, podemos atenuar muitas limitações e doenças que chegam com a terceira idade”, destaca.
Gisele comenta ainda da alegria de ter sido recebida pelos idosos com sorrisos sinceros e muito carinho. “Os idosos ficaram felizes por estarmos ali com eles. Isso é gratificante. Recebemos o carinho de pessoas especiais. Senti a carência daquelas pessoas nos abraços e recebi amor, pude ver nos olhos deles a gratidão de estar ali, por ter lembrado deles, isto sim é alegria, é um remédio para alma e para a vida toda”, declara emocionada. O Lar Bom Samaritano conta com um espaço de convivência aconchegante e agradável para que os idosos possam desfrutar de uma terceira idade com qualidade de vida e conforto.