Notícia Hoje

Acadêmicos da UNIARP participam de Dia de Campo em Guarapuava-PR

Dia 24 de fevereiro, acadêmicos do curso de Agronomia da UNIARP participaram do Dia de Campo de Verão da Cooperativa Agrária, no município de Guarapuava-PR. A turma realizou a viagem acompanhada do professor Dr. Leandro Hahn, responsável pela disciplina de Nutrição Mineral de Plantas. A cooperativa Agrária é uma das maiores do país, com faturamento de 2,2 bilhões no ano de 2014.

DIA DE CAMPO

Publicidade

No evento, os estudantes participaram de palestras relacionadas ao manejo de pragas na cultura da soja, manejo integrado do completo de doenças na cultura da soja, pneus agrícolas – custos e benefícios, qualidade de grãos de milho para a indústria de gritz, níveis de manejo na cultura de milho, manejo de cultivares de feijão preto e carioca, posicionamento fitotécnico da nova cultivar de soja Produza Ipro, sucessão trigo-soja: aspectos econômicos e atividade rural – tributação do empresário rural. Os acadêmicos visitaram ainda a cervejaria Donau Bier, a qual produz vários tipos de cerveja a partir da cevada produzida pela Cooperativa. “O dia de campo, já com vários anos de tradição, mescla palestras técnicas de pesquisadores tanto da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa) mantida pela Cooperativa, com visitas aos estandes de empresas do setor de fertilizantes, sementes, agroquímicos e prestadores de serviço. Em síntese, o evento reúne formação técnica de alto nível com intensa troca de contatos, experiências e informações técnicas com profissionais de empresas”, explica o professor.

O coordenador do curso de Agronomia da UNIARP, professor Luiz Augusto Grando Padilha, destaca que a Universidade procura ao máximo oportunizar visitas técnicas aos seus estudantes visando agregar experiências na formação. “Assim eles estarão aptos a enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais desafiador”, comenta.

INTERAÇÃO- A Agronomia é o resultado da interação de inúmeras ciências básicas, como Química, Física, Biologia, Matemática, Filosofia, entre tantas outras. Todas devem ser entendidas em sintonia para poder explorar com o máximo de inteligência e parcimônia os recursos naturais e deles extrair alimentos, fibras e serviços. Um egresso deste curso deve estar dotado de conhecimentos teóricos aprofundados sobre estas ciências para poder enfrentar os desafios da vida profissional de Engenheiro Agrônomo. Aliado, e não menos importante, os conhecimentos práticos devem ser buscados durante a formação dos estudantes.

 

Sair da versão mobile