Notícia Hoje

Acadêmicas da UNIARP participam de Congresso Estadual de Assistentes Sociais

As acadêmicas Tatiane Lasta, Analise Ramos, Gisele Bleichuvehl Zarur e Masiane Lurkevicz do curso de Serviço Social da UNIARP participaram do II Congresso Catarinense de Assistentes Sociais dias 06, 07 e 8 de julho no Centro de Cultura e Eventos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

O evento discutiu o tema: “Serviço Social 80 Anos no Brasil: competências e atribuições profissionais frente às demandas em tempos de crise e barbárie do capital”. A programação do evento contou com palestrantes de renome entre a categoria profissional como Dra. Maria Lúcia Martinelli e Dra. Yolanda Guerra.

Publicidade

Durante o evento foram apresentados trabalhos científicos. Na ocasião a professora Ms. Luciana Marques, do curso de Serviço Social da UNIARP apresentou trabalhos relacionados à sua pesquisa de mestrado: “A Matricialidade Sociofamiliar: discussão sobre o conceito e as leituras atribuídas ao serviço social” e “Limites e possibilidades da Matricialidade Sociofamiliar: a tentativa de responsabilização das famílias”.

A acadêmica Tatiane Lasta da 7ª fase e do curso de pós-graduação destaca que os assuntos abordados no congresso chamaram a atenção para o posicionamento crítico dos profissionais frente ao seu processo de trabalho. “De nada vale um assistente social que executa as políticas sociais da maneira mais bela e eficiente, se ele não está comprometido com o projeto ético político da profissão, em favor da classe trabalhadora”, salienta.

PLENÁRIAS- No Congresso foram realizadas plenárias simultâneas com as temáticas: Política Nacional para a População em Situação de Rua, o Processo de Formação Profissional e a Supervisão de Estágio, Política de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência, o Trabalho Multiprofissional nas Políticas Sociais, política de Habitação e o Acesso à Cidade, as Políticas Sociais e o Trabalho com Família, Serviço Social e os Movimentos Sociais, Serviço Social e a Política de Educação, Seguridade Social: política de saúde, previdência e ação profissional, os Instrumentais Técnico-operativos como Parte da Direção Social da Profissão, O SINASE e o SUAS: as implicações à ação profissional do/a Assistente Social, Serviço Social Frente a Violência e as Diferentes Opressões.

wpp

Sair da versão mobile