Foi oficialmente aberto na manhã desta terça-feira (25) em Fraiburgo, o XV Encontro Nacional de Fruticultura de Clima Temperado (Enfrute). Até quinta-feira, 27 de julho, produtores, pesquisadores e estudantes de várias regiões do Brasil terão a oportunidade de conhecer e debater sobre assuntos ligados a produtividade, qualidade dos frutos, cultivares, fitossanidade e pós-colheita.
Além dessa extensa programação técnica focada na troca de informações e experiências, cerca de 50 expositores estão presentes trazendo o que há de mais moderno no mercado no que diz respeito a máquinas e implementos.
Evento bienal, o Enfrute é resultado da parceria entre município de Fraiburgo, Embrapa Uva e Vinho, Uniarp, Epagri e Governo do Estado. Ao longo das 14 edições já realizadas, o encontro reuniu mais de 11 mil participantes. Também já foram ministradas 320 palestras nacionais e outras 60 nacionais com objetivo principal de ser um fórum de apresentação e discussão de novas tecnologias de produção para fruticultura. Para a Epagri o sucesso do evento está alicerçado nos atores fundamentais que atuam no processo tecnológico e produtivo da fruticultura, quais são produtores, técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e empresas de fruticultura.
O professor Paulo Cezar de Campos, vice-reitor da UNIARP prestigiou a abertura do evento e destacou a importância da parceria que fortalece o evento a cada edição. “Para a UNIARP é uma honra ser parceira na realização deste evento de difusão de conhecimentos e de novas tecnologias na área da fruticultura, tão importante para toda a nossa região”, frisa.
A professora Soeni de Barros Yamaguchi, pró-reitora da UNIARP Campus Fraiburgo fez parte da mesa de honra do evento, representando o presidente da UNIARP Auri Marcel Baú. Em seu pronunciamento, Soeni reafirmou o compromisso da Universidade com o município de Fraiburgo. “Estamos empenhados em fazer o Campus crescer junto com Fraiburgo e atendendo as demandas da nossa comunidade. A Universidade é parceira do Enfrute deste o início e isso é motivo de muito orgulho”, salientou.
A mesa de honra foi composta ainda pela prefeita de Fraiburgo Claudete, secretário adjunto de Estado da Agricultura Airton Spies, coordenador do Enfrute, Renato Vieira, o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Celso Zanus, o ex-presidente da Epagri, Glauco Olinger, o secretário de Desenvolvimento Regional, Euro Vieceli, o deputado estadual, Natalino Lazare, o presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, a pró-reitora da Uniarp Campus Fraiburgo, Soeni de Barros Yamaguchi, o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Pierre Nicolas Pérès e o presidente da Aciaf, Wilson Cardoso Ribeiro.
O secretário adjunto de Estado da Agricultura, Airton Spies ressaltou que por ano o Governo do Estado investe R$ 700 milhões em políticas públicas e destes 365 milhões são destinados a pesquisa e extensão através da Epagri e outros R$ 200 milhões a Cidasc para projetos relacionados a defesa e controle de qualidade. Nesse sentido declarou que esse investimento é melhor canal para estimular o conhecimento e formar as políticas públicas que vão ao encontro das necessidades do cidadão.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luiz Felipe Torcatto Zanella ressaltou que o Enfrute enaltece a identidade econômica/produtiva da região e, por esta razão, se reveste de extrema importância para o desenvolvimento de Fraiburgo e seu entorno.
Nessa linha, em pronunciamento a prefeita de Fraiburgo, Claudete Gheller Mathias ressaltou que a fruticultura é tida hoje com uma das grandes incentivadoras do agronegócio trazendo para o país emprego e renda. “Fraiburgo agradece por poder sediar o Enfrute, que a fruticultura ganhe mais espaço e que possamos estimular o desenvolvimento da área através do conhecimento e as experiências trocados nesses três dias”.