O dia 09 de dezembro é marcado como o Dia Internacional Contra a Corrupção, conforme estabelece a Organização das Nações Unidas (ONU).
Corrupção, do latim corrupta, junção das palavras cor (coração) e rupta (quebra, rompimento), é o ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra. É tirar vantagem em um “projeto de poder” atribuído. Busca oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício conforme Art. 333. do Código Penal.
Segundo Calil Simão, é pressuposto necessário para a instalação da corrupção a ausência de interesse ou compromisso com o bem comum:
“ | A corrupção social ou estatal é caracterizada pela incapacidade moral dos cidadãos de assumir compromissos voltados ao bem comum. Vale dizer, os cidadãos mostram-se incapazes de fazer coisas que não lhes tragam uma gratificação pessoal. A corrupção tem muito haver com a ética, com as ações que vem contra a ética e o bem comum. Podemos considerar que as ações de corrupção estão presentes em nosso dia a dia. Há uma pressão em nosso cotidiano para burlarmos as regras e os pressupostos da justa convivência. O combate à corrupção começa em nós, em cada um de nós, nos pequenos atos cotidianos, de eliminar aquele pensamento de querer levar vantagem sobre os outros. |
Difundido pela Rede Observatório Social do Brasil (OSB) como uma ação de educação para a cidadania, um dos programas de atuação dos observatórios sociais em todo o território nacional, é o Movimento Área Livre de Corrupção.
O Movimento Área Livre de Corrupção propõe que cada cidadão assuma um papel de protagonista das mudanças que todos querem ver no Brasil, praticando e motivando outras pessoas, posicionando-se como exemplo na família, na escola, na empresa, no serviço público, nos eventos sociais. Visa despertar nas pessoas o espírito de patriotismo e a consciência cidadã, resgatando valores e atitudes que compõem o senso coletivo de moralidade, civismo e cidadania para construção de um Brasil mais justo.
A Rede de Observatórios Sociais do Brasil convida todo e qualquer cidadão, empresário, profissional, professor, estudante, servidor público, político que valorize os princípios da cidadania e sonhe com um Brasil melhor para todos, para somar-se ao movimento e ser exemplo. Ser uma “Área Livre de Corrupção”.
O combate a corrupção implica em mudança de pensamento e ação. Implica em punir quem insista em transgredir uma regra que prejudica a grande maioria das pessoas.
Esse país da impunidade, da corrupção precisa ficar pra trás, temos que virar esta página, mudar para melhor, construir uma nova sociedade, onde todos sejam beneficiados, não somente alguns em detrimento dos outros.