Notícia Hoje

6,6 mil banhistas são queimados por águas-vivas em dois dias no litoral de SC

No sábado (14) e domingo (15), foram registradas 6.665 ocorrências envolvendo águas-vivas no litoral de Santa Catarina. Segundo o Corpo de Bombeiros, em uma reunião no início da tarde desta segunda-feira (16), a corporação decidirá se adota a sinalização com bandeira lilás em praias com ocorrências do gênero.

“Algumas dessas ocorrências foram atendidas pelo Arcanjo e conduzidas ao hospital, principalmente, as vítimas que apresentam alergia muito forte, contraturas e principalmente o edema de glote, que provoca até o bloqueio respiratório. O Corpo de Bombeiros vai continuar monitorando as ocorrências para decidir como atuar”, disse o coronel Cesar de Assumpção Nunes.

Publicidade

Somente no sábado, mais de 250 banhistas foram atendidos na praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, com queimaduras provocadas por águas-vivas.

Segundo os bombeiros, o helicóptero Arcanjo fez decolagens para a praia de Palmas para atender dois casos de pessoas que tiveram choque anafilático. Elas foram encaminhadas a hospitais.

O aumento no número dos casos de queimaduras por água-viva está relacionado ao aumento da temperatura da água no litoral catarinense. Elas estão em época de reprodução e alguns de seus predadores naturais, como as tartarugas marinhas, estão em extinção.

O Sul do estado também tem enfrentado o problema. Na temporada passada, entre Balneário Rincão e Passo de Torres, foram mais de 40 mil casos. No verão anterior, de 2014-2015, foram menos de 13 mil. Esse número já foi alcançado neste início temporada na região.

Recomendações
Para fugir delas, os bombeiros pedem para os banhistas perguntarem antes entrar se o mar está com muitas águas-vivas. Em caso de queimadura, a vítima deve procurar um posto de guarda-vidas imediatamente.

Não se deve colocar água doce nem esfregar o local da queimadura. O recomendado é passar vinagre e fazer uma raspagem, conforme os bombeiros.

wpp

Sair da versão mobile