Ícone do site Notícia Hoje

18 focos do mosquito da dengue deixam Caçador em estado de alerta

A Secretaria de Saúde de Caçador instituirá uma Sala municipal de coordenação e combate, para o enfrentamento da dengue, após 18 focos e um mosquito Aedes Aegypti adulto serem localizados no município. 13 dos 18 focos foram localizados em residências.

De acordo com a secretária, Roselaine Perico,  uma reunião será realizada na próxima quinta-feira, 06,  para definição das diretrizes e ações que serão adotadas. Diversos órgãos municipais estarão participando do encontro.

Publicidade

A secretária da Saúde destaca que os cuidados para evitar o mosquito não devem ser esquecidos, mesmo no inverno. “Apesar do tempo frio, os ovos que já foram colocados pela fêmea, não morrem, apenas demoram pouco mais para eclodirem. No entanto com alguns dias de calor intenso o mosquito tem o processo de desenvolvimento acelerado, mesmo no inverno”, comenta.

Roselaine destaca ainda a responsabilidade dos cidadãos em evitar e combater os focos nas residências. “Quando os focos são encontrados nas armadilhas, significa que são áreas públicas, controladas pela administração municipal. E em Caçador, o nosso problema realmente está nos focos residenciais. De modo que somente com apoio da população, cuidando da limpeza de sua moradia e arredores, que poderemos eliminar o mosquito. Não podemos baixar a guarda neste inverno, lembrando que após frio o calor virá e estes focos podem ser um problema muito maior no verão”, alerta a secretária.

A diretora de Vigilância em Saúde, Glotilde Casaletti, comenta sobre os locais onde os focos foram encontrados. “Caçador não tem a doença instalada, no entanto o número de focos é preocupante, ainda mais por serem focos residenciais. Acreditamos que os focos tenham se expandido a partir do Cemitério Municipal, pois o maior número de focos foram localizados nos bairros, Sorgatto, Bom Jesus, Figueroa. Foram encontrados focos, também,  bairros Santa Catarina e Industrial”, concluiu.

Sair da versão mobile