Antes de viajar neste carnaval, é importante verificar se a cidade onde você vai passar o feriadão é uma área com recomendação de vacina para febre amarela. Em Santa Catarina, 162 cidades estão nessa lista. Em todo o Brasil, são 3.530 municípios brasileiros. No estado, a imunização pode ser feita gratuitamente em salas de vacinação da rede pública.
Algumas cidades catarinenses que costumam receber turistas durante o carnaval e estão na área de recomendação de vacina são Joaçaba e Piratuba, no Oeste, Lages, na Serra, e Rio Negrinho, no Norte, onde ocorre um festival de música durante o carnaval.
Onde tomar a vacina
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) recomenda que a pessoa tome a vacina até 10 dias antes de viajar. No site da Dive é possível consultar, por município, onde há salas de vacinação. Para isso, é preciso digitar o nome do município no campo de busca.
No caso de Florianópolis, onde há greve dos servidores, a vacina está sendo oferecida somente nos postos de saúde dos bairros Itacorubi, Canasvieiras, Ponta das Canas, Costeira do Pirajubaé e Tapera, segundo a prefeitura. Também há uma sala de vacinação dentro do Hospital Universitário. Preferencialmente, os moradores da capital devem ser imunizados na própria cidade.
Para ser vacinada, a pessoa deve levar documento de identidade e carteira de vacinação, caso tenha uma.
Febre amarela
Conforme o governo, os meses de dezembro a maio são o período mais propício para a transmissão. Santa Catarina não registra casos de febre amarela em humanos desde 1966.
A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos, presente em países da África e das Américas Central e do Sul. A doença pode ter curta duração ou evoluir para formas graves e levar à morte.
No Brasil, as cidades em que há áreas com recomendação de vacina ficam em todos os estados do Norte e Centro-Oeste, em Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“Pessoas que ainda não foram vacinadas ou que receberam apenas uma dose há mais de dez anos, devem se vacinar contra a febre amarela. A vacina é indicada para as pessoas acima de nove meses de idade, tendo eficácia de 95%, produzindo anticorpos protetores a partir do 10º dia após a vacinação”, diz o diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Eduardo Macário.