Por medida de segurança, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Regional de Santa Catarina (DNIT/SC) determinou, nesta terça-feira (3), que o trânsito na BR-282 junto a ponte sobre o Rio Bonito, no KM 68.5, seja feito em meia pista. Para tanto, está solicitando o apoio da Polícia Rodoviária Federal.
O acostamento da ponte sobre o Rio Bonito, em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, cedeu no domingo (1º). A erosão na base da estrutura, causada por chuvas na região, abriu uma cratera entre a pista e a estrutura da ponte.
Engenheiros do DNIT estiveram hoje no local para levantamentos técnicos e constataram o risco de parte da ponte ceder em razão do tráfego, principalmente de caminhões pesados.
Segundo João Vieira, engenheiro da unidade de São José no DNIT/SC e responsável pelo trecho, o órgão vai decretar situação de emergência na rodovia com o objetivo de facilitar a disponibilidade de recursos e contratação emergencial de empresa para executar o serviço de recuperação da cabeceira da ponte. Paralelo está em estudos a solução para o problema.