Santa Catarina não terá concurso para soldado da Polícia Militar (PM) em 2018. A informação é do secretário de Segurança Pública do Estado (SSP-SC), Alceu de Oliveira Pinto Junior. Em entrevista na rádio CBN Diário na manhã desta sexta-feira ele descartou a possibilidade. No ano passado, o então governador Raimundo Colombo (PSD) reiteradamente insistia na necessidade de contratações anuais para a corporação para reposição das aposentadorias e saídas.
Atualmente, são 10.611 servidores na PM catarinense, de acordo com dados do Portal de Transparência do governo do Estado referentes ao mês de abril. Mesmo com a formatura de 924 policiais em dezembro de 2017, o efetivo é menor do que há seis anos. Em agosto de 2012, dado mais antigo disponível para consulta, eram 10.939 trabalhadores.
Segundo o secretário dois fatos prejudicam um novo concurso neste ano. Além disso, Oliveira garantiu que os outros processos seletivos em andamento terão prosseguimento:
— Os concursos que estão em andamento terão continuidade normal, mas esse ano, novos concursos, levando em consideração as limitações orçamentárias e o próprio ano eleitoral, não acredito que seja possível.
Pela legislação eleitoral, é vedada contratação de novos servidores em ano de eleição no período de três meses antes do pleito até a data da posse dos vencedores. Há concursos em andamento no Corpo de Bombeiros, na Polícia Civil e no Instituto Geral de Perícias (IGP).
Com informações Diário Catarinense