Notícia Hoje

SC recebe alerta para chuvas torrenciais e risco de enxurradas

A chegada de uma frente fria promete tempestades nos próximos dois dias e coloca todo o Estado em alto risco de enxurradas, alagamentos e deslizamentos

Após uma semana de chuvas, o tempo instável deve persistir. A chegada de uma frente fria promete chuvas intensas nos próximos dois dias em Santa Catarina. A Defesa Civil emitiu um alerta para tempestades  e risco de enxurradas no Estado para esta terça-feira (3) e quarta-feira (4).

Na terça-feira, o clima adverso virá acompanhado de rajadas de vento e chuvas torrenciais, colocando praticamente toda Santa Catarina em alto risco de destelhamentos, quedas de árvores, danos à rede elétrica e alagamentos.

Publicidade

Para a quarta-feira, está prevista uma quantidade considerável de chuva, ultrapassando os 100 mm nas regiões da Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e Grande Oeste. A Defesa Civil alerta para o perigo de enxurradas e deslizamentos nessas áreas específicas.

enxurradas

Defesa Civil orienta cuidados em dias de chuva intensa

Durante fortes rajadas de vento, o recomendado é ficar dentro de alguma edificação e evitar  dirigir automóveis próximo a árvores. Em caso de alagamentos, se a pessoa estiver em um lugar seguro e com pouca quantidade de água, o recomendável é ficar onde está até que a tempestade acabe.

Geada em outubro

Além da tempestade, outra condição que chama a atenção é a geada. Conforme a previsão da meteorologista Ana Luiza Dors Wilke da Defesa Civil, pontos altos do Planalto Sul e da Grande Florianópolis Serrana podem registrar geada ao amanhecer, tanto nesta segunda, quanto na terça-feira.

Entre segunda e terça as temperaturas mínimas devem variar entre 0 e 9°C nas áreas mais elevadas do Planalto Sul e da Grande Florianópolis Serrana.

Piter explica que é normal de acontecer geada nesse período, mas quando acontece é algo muito isolado e pontual.  “Pode acontecer nessa época do ano. Em El Niño o frio geralmente é mais curto, ele não é tão prolongado. Se fosse La Niña ainda teríamos geadas fortes nessa época do ano. Mas o que acontece são aqueles episódios de frio tardio, que a gente chama”, explica.

Sair da versão mobile