Notícias de Caçador e Região

Salomão Ribas Junior empossado presidente do TCE

Numa sessão especial prestigiada por autoridades nacionais e catarinenses, o caçadorense Salomão Ribas Junior tomou posse como presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina nesta sexta-feira, 1º.

O governador do Estado, Raimundo Colombo, o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, e o presidente do Tribunal de Contas da União, TCU, ministro Augusto Nardes, entre outras autoridades, prestigiaram a posse do conselheiro Salomão Ribas Junior na presidência do TCE/SC.

O conselheiro Luiz Roberto Herbst foi reconduzido à vice-presidência e o conselheiro César Filomeno Fontes tomou posse como corregedor-geral.

Conforme o presidente, o anúncio do Governo do Estado de esperada queda da arrecadação, o que refletiria nos recursos repassados ao TCE/SC, por exemplo, vai exigir a reavaliação de despesas.

Uma das ações que serão adotadas é a redução dos gastos com diárias. “As diárias devem ser pagas preferencialmente para auditorias e limitadas ao mínimo necessário para representação, treinamento, cursos e seminários”, anunciou, em seu discurso de posse.

Entre as prioridades de sua gestão, Ribas Jr. destaca que vai intensificar a aproximação do TCE/SC com o cidadão comum e a parceria com instituições que podem ajudar no combate ao desperdício do dinheiro público e à corrupção, entre elas a imprensa.

Trajetória

O conselheiro Salomão Ribas Junior tem 67 anos e é natural de Caçador (SC). Formado em Direito, foi bancário, jornalista e radialista. Ocupou cinco secretarias de Estado — Educação; Casa Civil; Cultura, Esporte e Turismo; Imprensa (interino); e Saúde e Promoção Social (interino). Foi consultor geral do Estado e deputado estadual. Aprovado em primeiro lugar em Direito no concurso público para Técnico do TCE/SC, em 1990. Ingressou no Órgão como conselheiro em 28 de agosto do mesmo ano, o qual presidiu em 1995, 1996, 1999, 2000 e nas gestões 2001/2003 e 2003/2005.

Como conselheiro, ocupou a presidência de associações representativas de âmbito nacional: do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Ocupa a cadeira n. 38 na Academia Catarinense de Letras e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, da Associação Catarinense de Imprensa e do Instituto de Direito Administrativo do Estado de Santa Catarina. Atualmente é doutorando em Direito pela Universidade de Salamanca, Espanha.

Salomão Ribas Junior empossado presidente do TCE
Veja Também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.