O Brasil conquistou a primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris, nesta sexta-feira, dia 2, com o judô feminino.
A judoca brasileira Beatriz Souza, de 26 anos, ficou em primeiro lugar e levou a medalha mais desejada, a de ouro, na categoria pesado (acima de 78kg), contra a israelense Raz Hershko.
Com a vitória, Beatriz se junta a Aurélio Miguel, Rogério Sampaio, Sarah Menezes e Rafaela Silva, os demais brasileiros campeões olímpicos do judô.
“O diferencial é manter a calma, porque ajudou, né? Todo mundo treina. A cabeça é o principal, e ela conseguiu ter o controle emocional. Ela conseguiu lutar direitinho, não desistiu da estratégia, foi até o fim. Então isso firmou, garantiu a medalha dela”, disse Sarah Menezes.
Bronze, prata e ouro
Com a conquista de Beatriz, essa é a sétima medalha do Brasil nas olimpíadas. Outras duas foram garantidas pelos também judocas Willian Lima e Larissa Pimenta, com prata e bronze.
Na ginástica, na última terça-feira, dia 30, e nesta quinta-feira, dia 1º, o Brasil também levou medalhas. O time feminino levou bronze na final por equipes, enquanto a outra ficou com Rebeca Andrade, prata no individual geral feminino.
A skatista Rayssa Leal garantiu bronze no skate street feminino; e o marchador Caio Bonfim, ganhador da prata; também foram ao pódio.