Um ônibus com 24 passageiros foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante um trabalho de fiscalização na BR-282 nesta segunda-feira, dia 11, em Xanxerê. O coletivo, com placas de Cruzília (MG), sofreu uma pane mecânica e estava nas margens da rodovia, no km 511.
A PRF encontrou no veículo 24 passageiros, todos vendedores ambulantes refugiados de Bangladesh, Índia e Senegal, além de chineses, conforme consulta com a Polícia Federal em Chapecó. O ônibus fazia o fretamento sem autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A PRF constatou que todas as pessoas estavam com a situação de ingresso regular ao Brasil. No entanto, a suspeita era de precarização das condições de trabalho, já que não faziam uma refeição há quase 24 horas.
O Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego, ambos de Chapecó, foram acionados para acompanhar a ocorrência e realizaram as oitivas preliminares para a abertura de um inquérito sobre a situação dos ambulantes, que trabalham no sistema de comissão.
Ainda conforme a PRF, a ocorrência, incluído o transbordo e o fretamento de um veículo autorizado, se estendeu até as 21 horas desta segunda-feira. Os passageiros do ônibus ainda foram levados para um restaurante antes de seguirem com outro coletivo para São Paulo.
Com informações de Oeste Mais