Notícia Hoje

Previsão aponta novo ciclone em Santa Catarina

Um novo ciclone extratropical deve remexer o tempo em Santa Catarina nos próximos dias. De acordo com a previsão da Defesa Civil os ventos podem chegar a 60 km/h no Estado, ainda neste domingo (24) .

Segundo a pasta, uma frente fria vinda do oceano vai mudar o clima desde domingo. A previsão é que o fenômeno deixe as temperaturas à tarde mais baixas do que nos dias anteriores, especialmente nas áreas do Litoral Sul, Grande Florianópolis e Serra do Planalto Sul, onde as temperaturas serão de 23°C a 27°C.

Publicidade

No entanto, o calorão deve continuar no restante do Estado. Só para se ter uma ideia, no interior do estado as temperaturas devem marcar entre 36°C e 38°C no Extremo Oeste e 32°C a 34°C nas outras áreas, incluindo o Meio-Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

A variação deve trazer chuva para algumas regiões do Estado. No Litoral Sul e em algumas partes da Serra, as chuvas podem ser mais intensas e volumosas, o que pode causar alagamentos e enxurradas.

ciclone em SC

A semana

Já na segunda-feira (25) estão previstos temporais e chuva intensa nas áreas do Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, devido à presença de uma frente fria que está entre o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina.

À tarde, todas as regiões do estado têm possibilidade de pancadas de chuva e ocorrência de temporais isolados, com risco moderado.

No Litoral Sul, onde a chuva será persistente e volumosa, há risco moderado de alagamentos e enxurradas.

Devido à precipitação, as temperaturas vão registrar valores mais baixos nas regiões centro e leste do estado, com marcas variando entre 18°C e 23°C no Litoral Sul, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. No Litoral Norte, a temperatura será de 25°C, enquanto no Planalto Norte e Meio-Oeste, variará entre 27°C e 30°C, e no Extremo Oeste, entre 34°C e 36°C.

O ciclone

Segundo a Defesa Civil do Estado, a terça-feira (26) e a manhã de quarta-feira (27), terão mudanças. Isso porque Santa Catarina enfrentará condições climáticas desafiadoras com a chegada de um Ciclone Extratropical no Oceano Atlântico.

O ciclone deve provocar chuvas intensas, potencialmente volumosas, acompanhadas de temporais em todo o estado. O aprofundamento desse sistema de baixa pressão impulsiona o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil, levando a uma brusca queda nas temperaturas. A partir de quarta-feira (27), as áreas mais elevadas da Serra podem registrar temperaturas próximas a 8°C durante o amanhecer.

Sair da versão mobile