Redutores, lombadas, faixas elevadas, montanhas
O assunto é polêmico, então não é a toa que será comentado aqui. Faço uma análise simples a respeito dos redutores de velocidade (para alguns), lombadas (para outros), faixas elevadas (para outros mais) ou montanhas (para os mais exagerados). Vou chamar de redutores de velocidade.
Em primeiro lugar, a ideia destes redutores é… reduzir a velocidade. Isso serve para aqueles motoristas mais afoitos e que imaginam que as ruas da cidade são pistas de corrida andarem mais devagar e cometerem menos acidentes.
Se acaso não existissem esses afobados (abobados) do volante, que acham que arrancando o carro bruscamente e levando até o último giro para ver se conseguem fazer o ponteiro chegar a mais de 100 Km/h (sim, estou bem informado), os redutores também não precisariam existir.
A rua Benjamin Constant é um exemplo claro: há alguns meses, todos os dias, às 12h50, um abobado acelerava o seu carro até o último desde o semáforo e descia até a esquina na frente da Maria Fumaça. Aposto que agora ele não vai mais fazer isso.
Redutores, lombadas, faixas elevadas, montanhas 1
Os redutores de velocidade são necessários também porque uma parte dos motoristas de Caçador não sabe que as faixas de pedestres devem ser respeitadas.
Já vi pessoas ficarem durante vários minutos esperando para atravessar a rua, idosos, deficientes visuais, e não haver o respeito, principalmente em horários de pico. Se acaso as faixas fossem respeitadas e os pedestres tivessem vez, os redutores não seriam necessários.
Redutores, lombadas, faixas elevadas, montanhas 2
Mais uma questão: se passar devagar (não, não precisa parar), não vai estragar o carro. Agora, ao contrário, as perdas são consideráveis sim.
A respeito dos rebaixados, não vou entrar no mérito, até porque cada um faz o que quer com o seu carro, mas a sugestão é que procurem rotas alternativas, o que evita de estragar o carro também.
Redutores, lombadas, faixas elevadas, montanhas 3
Tudo isso pode ser definido de forma simples: Os redutores são necessários em uma cidade onde uma boa parte dos motoristas é despreparada e mal educada.
O motorista que complica o trânsito e é responsável pela necessidade da instalação dos redutores de velocidade é o mesmo que, quando a enchente aconteceu em Caçador, saiu para levar a sua família inteira, papagaio, cachorro, periquito para um “tur da desgraça alheia”. Isso que havia alertas constantes das autoridades pedindo para que as pessoas ficassem em casa.
Resumindo: pra quê cobrar das autoridades de trânsito ou mesmo da Prefeitura quando você não cumpre nem ao menos os alertas de segurança?
Redutores, lombadas, faixas elevadas, montanhas 4
Concorda? Discorda? Quer me xingar? Mande cartas, sinal de fumaça, e-mails (rafacdr@hotmail.com), comentários no www.facebook.com/rafaseidel que serão analisados e publicados. Ou não.
Agora, os comentários infames e anônimos não terão nem chance.
Pica Pau será o presidente
Ao que tudo indica, o novo presidente do PT de Caçador chama-se Antonio Gilberto Gonçalves, o Pica Pau. Podem salvar o link desta coluna nos favoritos e me cobrem em novembro.
Na verdade, o outro candidato, Jeferson Marcelo, entrou em uma disputa praticamente como boi de piranha de um grupo do PT (sim, são 2 atualmente e bem distintos). Mal assessorado, já começaram errado, como foi comentado nesta coluna: em evento realizado em Caçador para o lançamento da sua candidatura, citaram até o auxiliar do amigo do vizinho do primo do deputado, mas deixaram de citar o nome de um vereador que compôs a mesa das autoridades porque, teoricamente, antes disso ele havia declarado apoio a Pica Pau.
Pica Pau será o presidente 1
Ex-vereador, Pica Pau tem o perfil certo para conduzir o PT em um mandato que precisa ter pulso firme para contornar algumas situações internas bastante delicadas, mas que vão precisar de resolução com urgência.
Pica Pau será o presidente 2
Na presença de autoridades e apoiadores, a candidatura de Pica Pau será lançada neste sábado, 12, na Câmara Municipal. Um clima festivo está sendo preparado pelos organizadores para dar o início à caminhada.
Colombo
E conforme foi adiantado por esta coluna, o governador Raimundo Colombo não vem mais a Caçador no dia 18, mas sim, no dia 21. Ele faz palestra às 19h30 na Câmara Municipal.
O evento faz parte de um roteiro de palestras de prestação de contas das ações do Governo no Estado e é aberto à comunidade.
Blog
O amigo e competentíssimo repórter policial Anderson Zart criou um blog para dar opinião através de notas curtas a respeito da segurança pública. Vale a pena o click e acompanhar diariamente. Acesse http://andersonzart.blogspot.com.br/
Mais colunas de Rafael Seidel>