A Polícia Militar, por meio da Agência de Inteligência de Navegantes, no Litoral Norte, conseguiu localizar durante a madrugada desta terça-feira (19) um galpão em Ilhota usado pelos suspeitos de assaltar os carros-fortes com R$ 9,8 milhões no aeroporto de Blumenau, no Norte. Três homem foram presos. Além disso, uma ambulância falsa e outro carro apreendidos.
A polícia monitorou o local onde os envolvidos estariam escondidos desde a última sexta-feira (15). Nesta madrugada, os policiais flagraram um dos veículos que pode ter sido utilizado na fuga, uma ambulância clonada, com plotagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Ao verificar a movimentação da ambulância, a polícia seguiu o veículo até o Morro do Baú e depois em direção BR-101, no sentido Norte da rodovia. Durante a ação, entrou na Transbeto, Geral da Santa Lídia e retornou sentido Navegantes, onde foi abordada. O motorista abandonou o veículo e fugiu, mas foi detido pela polícia de Navegantes.
“Nós conseguimos identificar que os veículos usados na fuga dos criminosos eram uma ambulância e outro carro. Os policiais capturaram imagens de residências, postos de combustível, comércio e vídeos de monitoramento da cidade. Com isso, foi possível identificar o caminho que o carro, que está detido em Ilhota”, explicou o subcomandante da PM, coronel Claudio Roberto Coglim.
Durante a perseguição houve troca de tiros. “Hoje pela manhã, por volta das 5h, os criminosos saíram em três carros e tentaram furar o cerco que da Polícia Militar. A ambulância saiu em direção a Navegantes e os demais tomaram o interior de Ilhota, muito provavelmente pela BR-470”, disse o coronel.
No galpão, outra equipe encontrou o outro carro e material relacionado ao roubo, que aguarda análise da perícia para identificação. Não foram divulgados que tipo de objetos foi descoberto.
Outras prisões
No fim da manhã, outros dois suspeitos foram presos em Gaspar. O taxista que iria resgatá-los também foi detido. Policias seguem na região dando continuidade às buscas.
Investigação
O assalto ocorreu na última quinta-feira (14) e deixou uma jovem de 22 anos morta e dois vigilantes feridos. Até o momento ninguém foi preso.
Na tarde de sexta, policiais localizaram uma casa na região do Vale do Selke, entre Blumenau e Pomerode, usada pelos criminosos no planejamento do assalto.
Na noite de quinta, a Polícia Militar localizou os dois carros usados pelos criminosos e que foram abandonados em uma região de mata, no mesmo bairro onde ocorreu o assalto, Itoupava Central. Em um deles havia um explosivo que precisou ser removido e desativado pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope).
“Principalmente o nosso trabalho é buscar elementos, provas da rotina que eles tiveram ali, de como foi essa passagem, a fuga para isso tudo a gente poder instruir os inquéritos policiais”, afirmou o delegado Egídio Ferrari.
O forte armamento usado pelos assaltantes chamou a atenção da polícia. “Isso demonstra que estavam realmente preparados e planejados para essa ação. Então é uma situação que nos causa bastante preocupação e empenho por parte da Polícia Civil em solucionar e esclarecer”, afirmou o delegado da divisão de Roubos e Antissequestro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) Anselmo Cruz.
Assalto e vítimas
O alvo dos oito criminosos, fortemente armados com fuzis, eram os malotes de dinheiro que estavam sendo levados de um avião para dois carros fortes. Os criminosos fugiram com o dinheiro. A quantia levada não foi divulgada.
O corpo da jovem que morreu, Edivânia Maria de Oliveira, foi velado nesta sexta. Ele será enterrado no Piauí, estado ela onde nasceu. A jovem foi vítima de uma bala perdida vinda do tiroteio durante o assalto.
A colega de trabalho dela Clediane Xavier Henning, contou o que aconteceu: “Ela tinha acabo de sair para o horário de lanche no refeitório. Eu só vi, as meninas contaram que ela estava saindo do refeitório quando foi atingida”.
Com informações G1 SC