Notícia Hoje

Polícia Militar reforça ações de prevenção em Caçador

 

Além do trabalho árduo de combate ao crime, o 15º Batalhão de Polícia Miliar, em Caçador, está focado na prevenção de delitos. Foi com este objetivo que iniciou o programa “Vistorias Preventivas”, no qual policiais visitam residências e estabelecimentos comerciais e apresentam sugestões para torná-los menos suscetíveis a furtos e roubos.
A novidade tem tido grande aceitação dos moradores. Ao mesmo tempo em que a pessoa visitada responde a um questionário, o policial militar apresenta dicas e aponta possíveis falhas de segurança, buscando reduzir ou dificultar ao máximo as oportunidades de cometimento de crimes.
O tenente Célio Vieira de Alvarenga, que coordena o programa em Caçador, explica que os criminosos, ao escolherem uma vítima ou alvo, geralmente levam em consideração três fatores: o esforço que terão de fazer para realizar o crime, o risco de serem vistos ou presos e a recompensa que será obtida. “Por exemplo, mais de 90% dos crimes de furto ocorre quando o morador está ausente. Então, ele tem que entender que é preciso deixar alguém responsável pela residência quando for se ausentar, ou investir em algum sistema de segurança. A oportunidade faz o ladrão”, salienta.
Em Caçador, pelo menos três visitas são realizadas por dia. A prioridade neste primeiro momento são os locais com maior índice de crimes patrimoniais, porém o programa será ampliado para toda a cidade. “É um projeto que tem início, mas não tem fim”, acrescenta o tenente Alvarenga.

Publicidade


Aproximação
O programa Vistorias Preventivas, aliado à Rede de Vizinhos, Proerd e outros projetos, têm assegurado a aproximação da comunidade com a Polícia Militar, focando sempre a prevenção. Buscando ampliar essa parceria, teve início nesta quarta-feira, 28, um novo projeto: a Rede de Segurança Escolar.
“O objetivo é trabalhar em grupo, com diretores, professores, APP e alguns pais, juntos com o policial militar, para diminuir ocorrências de crimes nas unidades escolares. Também serão realizadas visitas preventivas a fim de resolver problemas de segurança pública nas escolas”, destaca o tenente Alvarenga.
PMSC Geo
Outra grande ferramenta contra o crime é o programa PMSC Geo, implantando no 15º BPM em fevereiro deste ano. A ferramenta permite visualizar um mapa do crime, indicando o local exato dos delitos ocorridos no município, mostrando estatísticas relevantes e apontando também algumas características, como se o morador estava ausente, qual o tipo de instrumento utilizado no crime, entre outros fatores.

Sair da versão mobile