Notícia Hoje

Polícia Militar desencadeia a Operação Varejo em Caçador

Nesta quarta-feira, 6, foi desencadeada em todo o Estado de Santa Catarina a Operação Varejo, que visa combater o comércio ilegal de cigarros. A Polícia Militar, através de suas unidades, vem realizando desde às 8h ações de varreduras em pontos de comercialização de cigarros contrabandeados. A operação segue até a noite desta quarta.

O objetivo principal das ações é, além de realizar a apreensão de todo montante de cigarros possíveis – de origem duvidosa ou mesmo ilegais – contabilizar o montante recolhido em valores reais, sobre o quanto representaria esta apreensão na arrecadação de tributos para Santa Catarina.

Publicidade

Além disso, a operação prevê ainda apreender demais materiais de procedência duvidosa – produtos de descaminho ou contrabando – além de armas de fogo, entorpecentes e, a prisão e apreensão de eventuais infratores.

Santa Catarina contabiliza consequentes prejuízos causados pelos cigarros contrabandeados que circulam no Estado. Segundo levantamentos da Secretaria da Fazenda, há uma perda de aproximadamente R$ 7 milhões mensais na arrecadação, que contabilizam um montante anual de R$ 84 milhões.

Em Caçador, foram fiscalizados 14 estabelecimentos, sendo apreendidos aproximadamente 1.100 maços de cigarros.

Segundo o tenente Almeida, que comandou a operação, além da questão criminal, a venda desses produtos contabiliza consequentes prejuízos ao Estado que deixa de arrecadar em impostos não pagos.

Sair da versão mobile