Ícone do site Notícia Hoje

Polícia investiga comercialização de itens com apologia ao nazismo em SC

A Polícia Civil cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (13) para tentar encontrar e apreender supostos objetos com apologia ao nazismo que estavam sendo vendidos em uma loja de Nova Trento, na Grande Florianópolis. Um inquérito foi aberto na segunda-feira (9) após denúncias sobre a comercialização de uma suástica e de um busto de Adolf Hitler no local.

Nada de ilícito foi encontrado, informou a polícia. Os mandados foram cumpridos no Centro e no Bairro Besenello. As ações ocorreram em dois estabelecimentos comerciais e em duas casas que pertencem a um homem de 61 anos, investigado no inquérito.

Publicidade

As apurações continuam. A denúncia foi feita por um turista que esteve no estabelecimento no último fim de semana.

Ele fez a denúncia também ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Por meio da assessoria de comunicação, o MPSC informou na segunda que iria aguardar a conclusão do inquérito policial para avaliar o caso.

Segundo a Lei federal 7.716/89, é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.
Sair da versão mobile