Notícias de Caçador e Região

Pesquisadores internacionais visitam Caçador para decidir sobre bosque modelo. Assista

Representantes da Costa Rica e do Canadá estiveram esta semana em Caçador dando sequência as tratativas envolvendo a criação do bosque modelo.

A equipe, que foi recepcionada por pesquisadores da Embrapa, visitou algumas propriedades rurais, além de áreas preservadas na Estação Experimental e também na propriedade do empresário e ex-prefeito Ardelino Grando. Nesta quarta-feira, a equipe visitou a empresa Adami. De Caçador, o grupo seguiu para a Amazônia.

A discussão em torno da criação do Bosque Modelo de Caçador, uma iniciativa da Embrapa, teve início em outubro de 2012 com uma reunião envolvendo diversos segmentos da sociedade.

Nesta visita os representantes internacionais receberam a proposta de Caçador e a partir das impressões obtidas nas visitas in loco irão decidir sobre a criação ou não do bosque no município.

O representante da Rede Internacional de Bosques Modelo, Rich Verbisky destaca que o município tem um grande potencial.

Ardelino Grando, empresário e ex-prefeito de Caçador destacou a importância do bosque modelo para a valorização da araucária

 

Entenda

Os Bosques ou Florestas Modelo (BM) constituem um processo voluntário de alianças participativas, por meio das quais indivíduos e grupos representando valores e interesses diversos trabalham conjuntamente, visando ao desenvolvimento sustentável de um território (paisagem) onde a floresta desempenha um papel importante.

Propõe-se como Bosque Modelo toda a superfície do Município de Caçador, envolvendo a Reserva Florestal Embrapa/Epagri e a Floresta Nacional de Caçador como núcleos públicos do BM.

A Rede Internacional de Bosques Modelo (RIBM), fundada no Canadá em 1992, engloba a Rede Iberoamericana de Bosques Modelo (RIABM), à qual o Brasil pertence.  O objetivo dessa associação voluntária é definir, articular e administrar um programa de trabalho que reflita as prioridades, virtudes e oportunidades próprias dos Bosques Modelo das Américas, Caribe e Península Ibérica.

Veja Também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.