Ícone do site Notícia Hoje

Os quatro fabulosos – Por Kurt Wagner

Por um certo tempo fiquei meio receoso em escrever sobre eles, afinal existem milhões de artigos sobre The Beatles e se você vai escrever sobre os melhores tem de assumir essa responsabilidade, tanto como fã inveterado quanto como escritor, por saber que não está contando qualquer história mas sim da maior banda de Rock N’ Roll que já pisou neste planetinha azul! (Claro que essa é minha opinião).

Tudo começa na década de 50 com o início da amizade entre 2 gênios em uma cidade chamada Liverpool localizada no noroeste da Inglaterra. Eram eles John Wiston Lennon : Jovem rebelde apresentado ao novo estilo musical americano por sua mãe Julia, que inclusive o deu seu primeiro violão. John era um grande fã de Elvis Presley e vivia no cinema assistindo aos filmes do rei. Mas nem tudo era magico na vida dele, tendo uma infância conturbada após seu pai desertar do exército inglês abandonando ele e sua mãe que o deixou aos cuidados de sua tia super conservadora “MiMi”.

Publicidade

Por volta de 1957 no colégio “Quarry Bank Grammar School” Lennon conhece seu maior parceiro musical por décadas, seu nome James Paul McCartney, influenciado pelo pai “Jim” a se interessar por música após o falecimento de sua mãe “Mary” quando ele tinha apenas 14 anos, Paul aprendeu a tocar e era apaixonado por skiffle (uma mistura de Folk, Jazz e Blues que usava instrumentos improvisados, como tábuas de lavar roupa e garrafas, para dar às canções melodias simples e um ambiente rápido

Neste ano Lennon tinha uma banda de colégio chamada “The Quarrymen” e após McCartney acompanhar uma apresentação em uma festa, logo foi chamado a fazer parte da banda e em 1958 trouxe um amigo que conhecia desde os 11 anos de idade; Só mais um gênio chamado George Harold Harrison segundo o próprio, teve uma epifania quando aos 13 anos andava de bicicleta pelo bairro quando ouviu a música “Heartbreak Hotel”, de Elvis Presley, tocando em uma casa próxima e decidiu que era aquilo que ele queria fazer!

Nos anos 60 a banda mudou várias vezes de nome e alguns dos integrantes foram deixando o grupo até que chegaram ao nome definitivo “The Beatles” com o baterista Pete Best. E tocavam regularmente em uma casa noturna da cidade chamada “The Cavern Club” (A Meca dos beatlemaníacos) onde Brian Epstein os viu e decidiu empresariá-los.

O tempo passa e Best deixa a banda dando lugar nas baquetas para Ringo Star. Pronto… Depois de tantos percalços o sucesso estava próximo, em 1962 sai o compacto “Please, please, me” que os dá notoriedade na Europa e em seguida “Love me do”; No ano seguinte Epstein consegue uma apresentação no programa Ed Sullivan show nas terras do tio Sam, ai pronto o quarteto conquistou a América e o mundo, arrebatando fãs até os dias de hoje e influenciando gerações!

Os Beatles passaram por várias fases durante a carreira, indo do Rock inocente e dançante, passando pela psicodelia experimental e até espiritualismo indiano e misticismo! Em 1969 fizeram sua última apresentação como banda em um show improvisado no telhado da Apple Records e o fim oficial acontece em 1970. Todos o 4 seguiram carreira solo, sendo que em dezembro de 1980 John foi assassinado em Nova York por um “fã” (se é que dá pra chamar assim) idiota que até hoje apodrece na cadeia e Jorge em novembro de 2001 perde a batalha contra um câncer de pulmão! Paul e Ringo continuam na ativa com incríveis trabalhos pós Beatles e fazendo muita gente feliz com os antigos sucessos da melhor banda de todos os tempo!!!

Gostou? Então pesquisa mais sobre…. AFINAL UM ÚNICO TEXTO É POUCO PARA CONTAR A HISTÓRIA DOS HERÓIS DE TANTAS GERAÇÕES!!!!

Sair da versão mobile