Ícone do site Notícia Hoje

Orientações de bombeiro salvam bebê engasgado com leite materno, em Videira

Um bebê de 11 dias de vida, que havia se engasgado com leite materno na noite desta quinta-feira (3), foi salvo graças as orientações de um bombeiro militar.

Soldado Matheus Peppeler de Souza, que estava atendendo na Central de Ocorrências (COBOM) do 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Curitibanos, recebeu a ligação por volta das 23h10min da cidade de Videira. O pai da criança, muito nervoso, informou que o bebê não conseguia respirar, já apresentando coloração azul arroxeada da pele.

Publicidade

Após pedir para que ele se acalmasse, o bombeiro militar passou as instruções necessárias para que a criança voltasse a respirar. “O senhor deve colocar a criança com a barriga para baixo, sobre os braços, com a cabeça mais baixa que o corpo e dar cinco tapinhas nas costas”, orientou.

O pai repetiu o procedimento até que o bebê regurgitou um pouco, demonstrando que a manobra estava fazendo efeito, porém a criança ainda não estava respirando. O soldado pediu ao homem para continuar com o procedimento, enquanto acionou uma guarnição de Videira para se deslocar até o local.

Com a repetição do procedimento, o solicitante informou que a criança havia voltado a respirar e já não apresentava mais a coloração azul arroxeada. O bebê foi conduzido para avaliação no hospital. As orientações do soldado foram fundamentais para salvar a vida da criança.

Como agir ao perceber uma criança engasgada:

Ao primeiro sinal de engasgamento a recomendação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina é que os responsáveis acionem as equipes pelo telefone 193; verifiquem os sinais de pulsação e respiração; além disso, é de extrema importância que se mantenha a calma para repassar as informações necessárias aos Bombeiros, como endereço, número do telefone de contato, ponto de referência, e também, com tranquilidade, repassar a alguém próximo as orientações para realizar o que é indicado pelo operador.

Com informações Caco da Rosa 

Sair da versão mobile