(do livro Medicina Vibracional de Richard Gerber, pag. 411, 412)
Os seres humanos são sistemas dinâmicos de energia que refletem os padrões evolutivos do crescimento da alma. A consciência humana está constantemente aprendendo, evoluindo e se desenvolvendo. À medida que a percepção espiritual desse processo dinâmico de mudança tornar-se mais disseminado, haverá uma reação em cadeia que transformará toda a espécie humana.
De maneira geral, a maioria das pessoas procuram os médicos para tratar de suas doenças e não refletem sobre a necessidade de elas próprias modificarem o seu modo de viver e os seus pontos de vista.
As doenças que nos afligem podem muitas vezes refletir de forma simbólica os nossos estados internos de intranquilidade emocional, bloqueio espiritual e desassossego. Embora exista também a influência de fatores externos que produzem efeitos negativos, esses efeitos só conseguem produzir doenças quando já uma suscetibilidade subjacente. Nossos componentes energéticos sutis, ou sejam, os chakras e o sistema de meridianos, transformam nossos problemas emocionais e espirituais em debilidades fisiológicas.
O medo e a discórdia são as causas originais de boa parte das doenças, das inquietações e do sofrimento que existe no mundo. Quando estamos operando nos níveis inferiores de nossa consciência, não enxergamos os nossos temores e os projetamos sobre o mundo, quando o problema na verdade está dentro de nós mesmos.
Para utilizarmos os métodos de cura vibracional, a pessoa precisa dar início ao processo de transformação pessoal, que é um pré-requisito para a ocorrência de uma verdadeira cura física e espiritual.
O chakra do coração é o catalisador para a cura, não apenas de nós mesmos, mas também daqueles que nos rodeiam.
Quando os seres humanos compreenderem realmente as estruturas física e energética de suas mentes e corpos, estarão muito mais perto de compreender a natureza do Universo e das forças criativas que os ligam a Deus.