Ícone do site Notícia Hoje

Nos dias mais frios, Assistência Social intensifica rondas para acolher moradores de rua 

Durante as épocas mais frias do ano, a Prefeitura de Caçador, através da Secretaria de Assistência Social, intensifica as rondas pela cidade para acolher cidadãos que estejam morando na rua ou em situações de risco.  

Tanto após o horário de funcionamento da Secretaria, como aos finais de semana, uma assistente social fica de sobreaviso para acolher os cidadãos que aceitarem ficar na Casa de Passagem.  

Publicidade

“Nestas épocas mais frias, ampliamos as vagas da casa de passagem. Com os colchões emprestados da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, e cobertores arrecadados na campanha do agasalho, deixamos o local da melhor maneira para acomodarmos aqueles que aceitarem o acolhimento”, destaca a secretária Graziela Bender.  

O trabalho da Assistência Social, junto aos moradores de rua, não acontece somente nos períodos de frio. “Nosso trabalho é a longo prazo, não é só um acolhimento de uma noite. Já conhecemos alguns dos moradores de rua, os locais que são mais procurados por eles e que alguns possuem família em Caçador. Tentamos restabelecer os vínculos familiares ou os acolhemos”, completa.  

Graziela afirma ainda que nem todos aceitam o acolhimento e preferem permanecer na rua. “O cidadão tem seu direito de escolha de aceitar o acolhimento ou permanecer na rua, como é o caso de alguns indígenas que ficam próximo da rodoviária. Com o auxílio do Conselho Tutelar e do Estatuto do Idoso acaba que crianças e idosos são encaminhados para a Casa de Passagem. Mas, há aqueles que preferem ficar no local por conta dos materiais que comercializam”, finaliza.  

As equipes da Secretaria estarão de plantão e realizando rondas. Mas, há ainda o telefone de plantão que é (49) 99126-8227 para ser solicitado apoio ou acolhimento para estas pessoas. 

Sair da versão mobile