A Nasa acompanha a trajetória de um asteroide com 50 metros de diâmetro que pode atingir a Terra daqui a 23 anos. Segundo a agência espacial norte-americana, a rocha vai passar a 1,8 milhão de quilômetros do planeta, em 14 de fevereiro de 2046.
Apesar de estar próximo a Terra, o objeto espacial tem uma pequena chance de colidir com o planeta, a possibilidade é de uma a cada 625, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA). Entretanto, essa probabilidade ainda está em constante revisão.
“Temos rastreado um novo asteroide chamado 2023 DW, que tem uma chance muito pequena de impactar a Terra em 2046. Muitas vezes, quando novos objetos são descobertos pela primeira vez, são necessárias várias semanas de dados para reduzir as incertezas e prever adequadamente suas órbitas anos no futuro”, divulgou a Nasa no Twitter.
O asteroide 2023 DW foi descoberto em fevereiro deste ano por cientistas do Observatório MAP San Pedro de Atacama, no Chile. O objeto espacial está, atualmente, a 0,12 unidades astronômicas do planeta, e circula a uma velocidade de aproximadamente 88 mil km/h.
A Nasa realiza estudos desse tipo de objeto para tentar prever aproximações e probabilidades de atingir a Terra. Em 2022, em uma missão inédita, a agência espacial conseguiu alterar a trajetória de um asteroide com sucesso.
Com informações Metrópoles