Um alerta de asteroide foi emitido pela Nasa. Conforme o órgão, o objeto espacial, que passará pela Terra nas próximas horas, mede cerca de 290 metros — aproximadamente o tamanho de um estádio de futebol.
O objeto, o 2024 ON, está sendo monitorado pelo Virtual Telescope Project, que registrou sua passagem a quase 40 mil quilômetros por hora.
Apesar de seu tamanho e velocidade impressionantes, espera-se que ele passe a cerca de 999 mil quilômetros da Terra, ou 2,6 vezes mais longe do que a distância média até a Lua. Portanto, não há indícios de que represente uma ameaça.
Asteroide do tamanho de estádio é perigoso?
Conforme os especialistas, um desvio na trajetória atual do objeto espacial poderia ter consequências significativas. O 2024 ON já passou perto da Terra em 2013 e não deve retornar antes de 2035.
Este objeto é um dos cinco observados recentemente em rota próxima ao nosso planeta, com tamanhos variando de uma casa a um avião.
O mais próximo entre eles passou a 524 mil quilômetros da Terra, considerado “uma distância segura”, segundo a embaixadora do Sistema Solar da NASA, Brenda Culbertson.
Asteroide perto da Terra
Os corpos celestes como o 2024 ON são classificados como NEO (Asteroides Próximos da Terra), definidos pela NASA como aqueles com mais de 140 metros de diâmetro e órbitas que os colocam a menos de 7,3 milhões de quilômetros da Terra ao redor do Sol.
Felizmente, não há necessidade de preocupação imediata. Segundo a NASA, não há riscos significativos de impactos conhecidos para o próximo século ou mais.
Com informações ND Mais