Movimento Saúde + 10 ganha força nos hospitais do Estado

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Hospitais estaduais e outras unidades vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde começaram a distribuir formulários de adesão ao movimento Saúde + 10, que reivindica investimento de 10% das receitas brutas da União para a saúde pública. A iniciativa popular está ganhando força em todo o Brasil. A meta, no país, é colher 1,5 milhão de assinaturas para que seja possível encaminhar um projeto de lei de iniciativa popular com objetivo de ampliar os investimentos federais em saúde.

Em Santa Catarina, a busca é por 47.393 assinaturas – o que corresponde a 1% dos eleitores catarinenses. As metas de arrecadação serão distribuídas entre as 16 regionais de saúde do Estado. Como forma de ampliar a divulgação da campanha, a Secretaria de Estado da Saúde vai distribuir formulários nos hospitais, diretorias e também no prédio da administração central, além de mobilizar as gerências de saúde ligadas às Secretarias de Desenvolvimento Regional. A partir de 2013, quando os municípios catarinenses já estiverem sob nova gestão, será feito também um trabalho de sensibilização junto aos secretários municipais de Saúde.

Com o mínimo de 1,5 milhão de assinaturas coletadas, o movimento Saúde + 10 prevê para o dia 17 de abril de 2013 o ato de lançamento formal do projeto de lei de iniciativa popular. O ato está agendado para as 14h, em Brasília, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A intenção é que o Saúde + 10 siga os passos da Lei da Ficha Limpa, que foi aprovada graças à mobilização de mais de um milhão de brasileiros, a partir da campanha Ficha Limpa, lançada em 2008. Na ocasião, foram coletadas mais de 1,3 milhão de assinaturas. Em setembro de 2009 o projeto foi entregue ao Congresso Nacional. E o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei da Ficha Limpa em 2010. O movimento Saúde + 10 segue os mesmos moldes da iniciativa Ficha Limpa.

Para participar, basta preencher o formulário disponível no site www.saudemaisdez.org.br e entregar, assinado, na sede da Secretaria de Estado da Saúde, na Av. Esteves Junior, 160, 8º andar.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp