Uma reunião na sede do PL em Balneário Rincão, no Sul de SC, terminou em confusão, nesta quinta-feira (2). O advogado Guilherme Colombo, marido de deputada federal Júlia Zanatta (PL), teria sido chamado por ela em uma sala e ingressou no espaço empurrando e chutando a porta e pessoas a sua frente. A PM (Polícia Militar) atendeu a ocorrência e lavrou um termo circunstanciado.
As cenas que circulam mostram o advogado, que ocupa cargo em diretoria do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento Econômico), chutando a porta da sede do PL no município do Balneário Rincão, além de agredir a pelo menos duas pessoas, que, segundo o registro policial, são idosas.
A origem da confusão com marido de deputada
Acontece que o partido vem discutindo há bastante tempo o posicionamento em relação à candidatura a prefeito no município. A deputada, como principal liderança da sigla no Sul, teria solicitado uma reunião para esta quinta-feira. Durante o encontro, o clima ficou tenso, o pré-candidato a prefeito Giorgio Bertan saiu da sede e a deputada teria chamado o marido. Isso tudo aconteceu em uma sala.
Logo após a saída de Bertan, surge o marido da deputada, chuta a porta, desfere um tapa em uma pessoa na porta, empurra uma pessoa com uma tipoia no braço, ameaça um chute em outra e é contido pelos demais presentes, enquanto a parlamentar é ouvida gritando: “para, para”.
Em outro trecho do vídeo, o advogado leva um chute por trás e uma briga generalizada se inicia dentro do partido. A confusão só termina quando os envolvidos são apartados.
O que dizem deputada e o marido
Em conversa com a coluna, o advogado e a deputada relatam parte do que as cenas de agressão não mostram. Tudo teria iniciado porque Giorgio Bertan, que é defendido por setores do partido e é pré-candidato a prefeito de Balneário Rincão, teria cobrado apoio explícito da deputada à sua pretensão. Júlia Zanatta disse ter respondido que “ninguém enquadra ela”, fato que teria deixado Bertan revoltado.
A reunião inicialmente seria com Adriana, uma das mulheres líderes da sigla no município, e Bertan resolveu participar para cobrá-la o apoio. O tom da conversa teria se elevado, quando Júlia resolveu chamar o marido.
Guilherme, que está de aniversário nesta quinta-feira (2) e dava uma recepção em sua casa, perto da sede do partido, imediatamente foi ao local. Chegou sem saber exatamente o que estava acontecendo. Justifica o seu nervosismo, como mostram cenas captadas pelas câmeras, por julgar que se tratava de fato grave, pois, segundo ele, não é comum a deputada chamá-lo, mesmo quando há debates mais acalorados.
Essa teria sido a razão pela qual entrou chutando porta e empurrando pessoas. Garante que não desferiu soco em ninguém, apenas empurrão e chute, mas alega que foi agredido a socos e pontapés, além de ser empurrado por várias pessoas contra uma parede e que a intervenção da esposa, com gritos de “para, para”, acalmaram os ânimos.