Notícias de Caçador e Região

Livro infantil integra ações sobre nutrição infantil e prevenção da obesidade

Acadêmicos do Núcleo Comum da Saúde da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) estão aplicando os conhecimentos construídos durante o semestre sobre a importância da nutrição infantil e prevenção da obesidade. Até mesmo um livro infantil foi elaborado para facilitar o entendimento.

Ações educativas em saúde foram realizadas com alunos de 7 e 8 anos de idade da turma do 2º ano vespertino da Escola Dom Orlando Dotti, de Caçador. A atividade foi desenvolvida na disciplina do Projeto Integrador Saúde, ministrada pela professora Alesandra Perazzoli de Souza.

A professora Alesandra explica que as acadêmicas desenvolveram um projeto de pesquisa desdobrando os conhecimentos técnicos e científicos necessários para que o profissional de saúde atue na educação em saúde com foco nos alunos do ensino fundamental. “Com o objetivo de prevenir a obesidade infantil e orientar esses alunos sobre a importância e os benefícios de manter uma alimentação saudável”, comenta.

O grupo de acadêmicas criaram um conto infantil abrangendo essa temática e produziram um livro intitulado “João e Maria no mundo dos alimentos”. Além da contação da história para as crianças, também ofereceram cupcakes de cenoura, como incentivo para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.

Para as acadêmicas, o desenvolvimento desse projeto foi uma experiência única. O grupo percebeu que abordar essa temática através de uma história infantil facilitou o entendimento sobre a alimentação saudável, ficando visível pelos desenhos feitos pelas crianças, que ilustraram o que elas compreenderam sobre a história.

A professora Ana Moro, coordenadora do curso de Nutrição da UNIARP salienta que é uma grande recompensa iniciar os alunos no aprendizado e desenvolvimento de pesquisas. Ainda mais quando todo esse conhecimento se aplica na comunidade. “Isso é de extrema importância. Temos a educação alimentar e nutricional na infância com o incentivo a bons hábitos alimentares desde cedo para promover a saúde”, completa.

 

 

Veja Também

Comentários estão fechados.