Lei Seca terá operações especiais em Caçador a partir de sexta-feira. Assista

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Uma grande operação de fiscalização da Lei Seca terá início em Caçador já nesta sexta-feira, dia 22 de fevereiro. A ação especial vai envolver Polícia Militar, Polícia Civil e Diretoria de Trânsito, Transporte e Segurança de Caçador (Dittesc).

O anúncio oficial da operação foi realizada nesta quarta-feira (20) em uma coletiva de imprensa. O Tenente Coronel Miguel Shakailo Neto ficará responsável pela operação no município que não terá data para terminar. “Estaremos ativando a operação Lei Seca e mantendo em paralelo as outras ações já em andamento como a operação Silêncio Padrão e a fiscalização do transporte escolar”, informou o Tenente Coronel Yukio Yamaguchi, da PM, durante a coletiva. Ele estava acompanhado também do delegado Fabiano Locatelli e do diretor do Dittesc, Alex Atolini.

As ações da operação Lei Seca serão de rotina durante a semana e mais intensivas nas sextas, sábados e domingos. “Serão realizadas rondas aleatórias e também blitz em vários pontos”, relatou o coronel Neto. A PM está com dois bafômetros aferidos e prontos para a operação.

 

 

Legislação está mais rígida

Em janeiro, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução para regulamentar a lei seca mais rigorosa. Essa determinação não permite nenhuma quantidade de álcool no sangue do motorista.

Antes, se o bafômetro registrasse 0,13 miligramas de álcool por litro de ar expelido o motorista era liberado. Agora, a presença de 0,05 miligramas já é infração. O novo limite equivale a menos de um copo de cerveja.

Qualquer coisa acima de 0,05 dá multa de R$1.915,40. O motorista tem a carteira de habilitação recolhida e perde o direito de dirigir por um ano.

A partir de 0,34 miligramas, além dessas punições, ele responde a processo por crime de trânsito. A pena pode ser de seis meses a três anos de detenção.

Mesmo quem se recusa a fazer o teste pode se complicar. As novas regras deram mais força a depoimentos dos policiais e de testemunhas. Além disso, vídeos também podem valer para comprovar embriaguez.

 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp