O jogo entre Bélgica e Suécia, da rodada das Eliminatórias da Eurocopa 2024 desta segunda-feira, foi suspenso no intervalo devido a um ataque terrorista.
O jogo no Koning Boudewijnstadiun, em Bruxelas, era apenas um “amistoso” com a Bélgica já classificada no Grupo F, diante da Suécia, fora após a vitória da Áustria diante do Azerbaijão, que garantiu a segunda vaga da chave.
Mesmo assim, os belgas queriam dar alegria a seu torcedor. Depois de os visitantes abrirem o marcador, o artilheiro das Eliminatórias, Lukaku, empatou de pênalti, chegando a 10 gols. Na pausa do intervalo, veio a informação do assassinato de três torcedores belgas por um integrante do grupo terrorista Isis e os capitães de Bélgica e Suécia concordaram em não retornar ao gramado.
O atirador estava a seis quilômetros do local do jogo e estaria a caminho do estádio. A polícia reforçou a segurança no entorno do palco do jogo e segurou todos os presentes, por tempo indeterminado, no local, até que o terrorista fosse capturado.
Além de Bélgica e Suécia, jogaram Portugal e Grécia
Além de Bélgica e Suécia, o outro jogo da rodada, Portugal e Grécia, contou com mais uma bela apresentação do ídolo Cristiano Ronaldo. Ele precisou de somente cinco minutos para derrubar a barreira defensiva da Bósnia e Herzegovina na goleada por 5 a 0. Abriu o placar de pênalti e foi ovacionado por todos os presentes no estádio Bilino Polje, em Zenica, na Bósnia Herzegovina.
Mesmo classificado, Portugal continuou “treinando” seu setor ofensivo. E a todo momento um atacante aparecia de frente para o goleiro. Aos 19, o astro português anotou o segundo, mas o auxiliar marcou impedimento e foi bastante ovacionado. O VAR confirmou o gol para festa das duas torcidas. Os bósnios vibraram com o camisa 7 rival, que chegou ao nono gol, na vice-artilharia das Eliminatórias.
Cristiano Ronaldo foi poupado e deixou o jogo aos 20 da etapa final. Naquele momento, Portugal já tinha construído a vitória e apenas administrava. Bruno Fernandes recebeu lançamento longo, dominou e bateu forte aos 24, enquanto João Cancelo bateu de fora da área, no ângulo, para fazer 4 a 0. Antes do intervalo, João Félix definiu.
Também no Grupo F, a Eslováquia encaminhou a segunda vaga com 1 a 0 no confronto direto diante de Luxemburgo – abriu cinco pontos restando duas rodadas. Cumprindo tabela, a Islândia fez 4 a 0 em Liechtenstein. Na Chave B, a Holanda superou a Grécia em Atenas, gol de pênalti de Weghorst, e agora soma os mesmos 12 pontos da rival, na segunda colocação. A França, classificada, soma 18.
Leia também: Brasil vence o Peru por 1 a 0 em jogo morno
Classificação
As Eliminatórias da Eurocopa 2024 estão chegando ao fim. Nesta Data-Fifa, as seleções entraram em campo em partidas válidas pelas sétima e oitava rodadas e no mês de novembro jogarão as duas rodadas finais da competição classificatória para a Euro do ano que vem, que será disputada na Alemanha, que como anfitriã, já tem vaga garantida. Confira no Lance! a situação de cada grupo, as equipes já classificadas, as brigas e os eliminados.
Seleções já classificadas:
Alemanha (país-sede)
Áustria
Bélgica
Escócia
Espanha
França
Portugal
Turquia
Algumas seleções não possuem mais chances de classificação através das Eliminatórias, mas podem pintar na repescagem em caso de vaga direta de equipes em suas Ligas na Nations. Seleções neste caso são Andorra, Belarus, Chipre, Estônia, Gibraltar, Ihas Faroé, Irlanda, Letônia, Liechtenstein, Malta e San Marino.
O regulamento em relação à repescagem é complexo. São 12 vagas para equipes que preenchem os critérios para a disputa, através da Nations League. Caso as seleções que podem disputar a repescagem se classifiquem à Euro através das Eliminatórias, a vaga na repescagem vai para o time da mesma Liga (Na Nations, são três: A, B e C), baseado no ranking do fim da primeira fase da Nations League. Na Liga C, por exemplo, Grécia e Turquia estão garantidos na repescagem. Mas caso a dupla se classifique via Eliminatórias, as vagas para a repescagem vão para Luxemburgo e Azerbaijão. O mesmo vale para Espanha, Croácia, Itália, Holanda, Israel, Bósnia, Sérvia, Escócia, Geórgia, Grécia, Turquia e Cazaquistão.