Irreconhecível, o campeão mundial Junior dos Santos Cigano perdeu o cinturão dos pesos pesados do UFC, na madrugada deste domingo, 30.
Com nove vitórias e nenhuma derrota, o caçadorense entrou apático no octógono, mesmo bloqueando os golpes de Cain Velasquez e foi massacrado pelo adversário que dominou os cinco rounds e conseguiu a vitória por pontos, em decisão unânime dos juízes, retomando o cinturão dos pesados do evento.
O lutador de ascendência mexicana vinha de uma vitória consistente contra Antonio Pezão em maio. Com essa vingança contra Cigano, mostrou que ainda pode ser um dos mais dominantes pesos pesados do UFC por muito tempo, como era apontado antes da primeira luta entre eles.
Naquele combate de novembro de 2011, os dois lutaram machucados. A lesão de Velasquez foi revelada apenas recentemente, o que aumentou ainda mais os questionamentos sobre a vitória do brasileiro naquele combate. Muitos disseram que o nocaute de Cigano foi um golpe de sorte.
Agora, Velasquez deve enfrentar Alistair Overeem em sua próxima defesa de cinturão, isso se o holandês vencer Antonio Pezão no UFC 156, em fevereiro. Em seguida, o próximo da fila do cinturão dos pesados é o brasileiro Fabrício Werdum, caso ele vença Rodrigo Minotauro no meio de 2013, na final do TUF Brasil 2.
A disputa
Depois de um começo equilibrado, com os dois apostando nos jabs e Cigano se defendendo bem das quedas, Cain acertou um direto que derrubou o brasileiro. No chão, o norte-americano castigou muito Junior, que por pouco não foi nocauteado.
O segundo round foi um show de quedas e de ground and pound de Cain Velasquez. O que Cigano defendeu de queda no primeiro, não conseguiu no período seguinte. Era vítima fácil para o norte-americano. Apanhou muito.
Um pouco mais cansado, Velasquez não conseguiu por Junior no chão no terceiro round, mas bateu muito nele em pé. Várias vezes ele esteve para cair. Pouco mudou no período seguinte, o brasileiro não conseguia reagir aos ataques do rival. Cain apenas administrou no último round. Era apenas 5 minutos para ele voltar a ser campeão do UFC.
“Gostaria de dizer desculpa, tentei o melhor. Não consegui conectar nenhum soco. Infelizmente não deu desta vez, mas eu aprendi na minha vida que nenhuma derrota vai me vencer”, disse Cigano no final da luta.
“O jogo dele foi muito efetivo e hoje ele foi melhor do que eu. Ele trabalhou bem suas quedas, seu jogo de grappling estava muito bom. Parabéns para ele. Cain Velásquez, eu vou voltar e pegar o meu cinturão de novo “, completou o caçadorense.
Assista a luta