O Irã derrubou por engano o avião ucraniano que caiu na quarta-feira, 8, perto de Teerã, com 176 pessoas a bordo, informou a mídia americana.
Autoridades norte-americanas dizem acreditar que o ucraniano International Airlines Boeing 737-800 foi atingido por um míssil, diz a CBS.
A Ucrânia disse anteriormente que estava examinando se um ataque de míssil derrubou a aeronave – mas o Irã descartou isso.
O acidente ocorreu poucas horas depois que o Irã realizou ataques com mísseis em duas bases aéreas que abrigavam as forças americanas no Iraque.
A CBS News citou fontes de inteligência dos EUA dizendo que um satélite detectou “pontos” infravermelhos de dois lançamentos de mísseis, seguidos por outro ponto da explosão.
Enquanto isso, a Newsweek citou um Pentágono e altos oficiais de inteligência dos EUA, bem como um oficial de inteligência do Iraque, dizendo que eles acreditavam que o avião ucraniano foi atingido por um míssil Tor de fabricação russa.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na quinta-feira que tinha “suspeitas” sobre o que aconteceu com o avião.
Em meio às tensões aumentadas pelo assassinato do principal general iraniano Qasem Soleimani, em 3 de janeiro, o Irã disse que não entregará os gravadores de caixa preta recuperados à Boeing, fabricante do avião ou aos EUA.
Sob as regras da aviação global, o Irã tem o direito de liderar a investigação, mas os fabricantes normalmente estão envolvidos.
O que a mídia americana informa?
Em relatórios separados, a CBS News e a Newsweek disseram que autoridades dos EUA e do Iraque estavam confiantes de que o avião ucraniano foi derrubado por um míssil disparado pelo Irã.
A CBS publicou um breve relatório no Twitter. A empresa informou que essas informações foram baseadas na inteligência americana, que, segundo fontes, captou sinais de um radar sendo ligado.
Os satélites dos EUA também detectaram dois lançamentos de mísseis pouco antes do avião ucraniano explodir.
Enquanto isso, a Newsweek citou autoridades americanas e iraquianas dizendo acreditar que a aeronave foi atingida por um sistema de mísseis terra-ar Tor M-1 construído na Rússia.
Dois oficiais do Pentágono avaliaram que o incidente foi acidental, acrescentou a Newsweek.
Ele citou fontes dizendo que os sistemas antiaéreos do Irã provavelmente estavam ativos após seus ataques às bases aéreas dos EUA.
Até o momento, o Pentágono não fez comentários públicos sobre o assunto.
Com informações BBC