Ícone do site Notícia Hoje

Inverno deve ter temperaturas acima do normal em SC, aponta Defesa Civil

O inverno deste ano deve ser marcado por temperaturas acima do normal em Santa Catarina, segundo relatório climatológico divulgado nesta semana pela Defesa Civil. No entanto, não se exclui a possibilidade de ocorrência de geadas, episódios de frio intenso e até neve ao longo da estação.

 “É importante ressaltar que os eventos de frio devem ocorrer, mas não serão duradouros”, destaca a Defesa Civil, em nota.

Publicidade

 O trimestre de junho, julho e agosto encerra a estação do outono e dá início ao inverno no Hemisfério Sul. De acordo com a climatologia, a chuva média nesses meses é a menor do ano em Santa Catarina, sobretudo nas áreas litorâneas.

 Com as águas do oceano Pacífico Equatorial mais aquecidas, prevê-se a configuração de um evento de El Niño durante o inverno, com intensidade moderada a forte.

Chuva no trimestre

 De maneira geral, a previsão indica chuva dentro da média climatológica para o trimestre. Em relação a cada mês individualmente, prevê-se que em junho a precipitação fique dentro dos valores normais climatológicos para todo estado. Já nos meses de julho e agosto, a tendência é de chuva dentro a acima da média. Nestes meses, o fenômeno El Niño já poderá influenciar no regime da precipitação em Santa Catarina.

Riscos

 Com a previsão de chuvas dentro a acima da normal para o período, a tendência é que a estiagem na região do Grande Oeste seja amenizada e até revertida nos próximos meses. Há chance de eventos de chuva volumosa, com risco para inundações, enxurradas e deslizamentos.

 Para as temperaturas, principalmente quando uma massa de ar frio de origem polar atuar no estado, poderão ser registradas mínimas negativas, frio intenso, precipitação invernal e congelamento de pistas. A atenção com a população mais vulnerável (idosos, crianças, enfermos, moradores de rua) deve ser maior, assim como com animais domésticos. A orientação é se manter aquecido e beber bastante água.

 

Sair da versão mobile