Notícia Hoje

Herói mirim: menino de 12 anos perde a perna ao salvar irmã de ataque de cobra venenosa

Com apenas 12 anos, o novo herói nacional do México virou exemplo de coragem ao salvar a irmã mais nova de um ataque de uma das cobras mais venenosas do país, a nauyuca (atropoides olmec). Héctor Gustavo teve parte da perna esquerda amputada após ser picado várias vezes pela cobra.

O ataque da cobra venenosa

Segundo o jornal El Imparcial, os irmãos brincavam com outras crianças em uma fazenda de Villa Corzo, Chiapas, quando a cobra avançou na menina.

Publicidade

Ao tentar proteger a irmã, Héctor desviou o ataque para si e teve a perna picada três vezes. O menino foi levado às pressas para o hospital local, mas como o quadro de saúde era grave e ele corria risco de vida, foi transferido de helicóptero para o Hospital IMSS Bienestar de Tuxtla Gutiérrez, na capital do estado.

A pediatra responsável pelo caso, Yesenia Guadalupe Pavón Ochoa, explicou em boletim médico que foram necessários 34 dias de internação e 51 doses do antídoto da víbora para que os médicos conseguissem neutralizar o veneno, que tem ação hemolítico-necrosante e causa danos graves aos tecidos e órgãos.

“A vida do paciente foi preservada, mas infelizmente o membro afetado não pôde ser salvo; ficar 14 dias na UTI e 20 dias no serviço pediátrico”, escreveu.

Héctor recebeu alta na última quarta-feira (28) e vai passar por sessões de fisioterapia para se adaptar ao novo estilo de vida.

Com informações ND Mais 

LEIA MAIS 

Sair da versão mobile